Vigilância Ambiental inicia levantamento do mosquito Aedes aegypti na próxima segunda (8)
05/03/2021 16:25 em Variadas

Além das visitas na semana, os agentes de endemias trabalharão inclusive no final de semana, nos dias 13 e 14/03

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), através do Programa de Prevenção da Dengue, realizará a partir do dia 08/03/2021 a 14/03/2021, o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Na manhã desta sexta-feira (5) os agentes participaram de um treinamento para reforçar as ações realizadas por eles durante o trabalho. O LiRAa procura por larvas do mosquito num período curto em todo o município. O LIRAa é uma atividade pactuada com o Ministério da Saúde para ser realizada trimestralmente.

A coordenadora do Programa de Prevenção à Dengue, Janice Nogueira, explica que ação vai servir para “diagnosticar a situação do Município com relação a infestação do Aedes, proporcionando com isso, que o Programa de Prevenção da Dengue possa intensificar suas atividades nas localidades de maior risco de infestação”.

A atividade tem como objetivo visitar 20% dos imóveis do município na procura por larvas do mosquito Aedes Aegypti em possíveis criadouros. A Vigilância ressalta que devido à necessidade de concluir a atividade em um curto período de tempo, os agentes de endemias trabalharão inclusive no final de semana, nos dias 13 e 14/03/2021.

A Vigilância solicita que a população esteja receptiva à visita dos agentes em suas residências para que possa desenvolver suas ações na prevenção e controle do vetor transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica, com qualidade, segurança e agilidade.

A VAS lembra que os Agentes de Combate às Endemias estarão devidamente identificados com uniformes da Vigilância Ambiental em Saúde e crachá contendo informações profissionais. Devido ao enfrentamento da pandemia à COVID-19, os agentes farão orientações obedecendo ao distanciamento social, inspecionando apenas áreas externas.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!