Prefeitura do Rio Grande promove campanha de comunicação sobre vacinação contra a COVID-19
03/03/2021 13:33 em Variadas

Campanha orienta a população sobre a segurança da vacinação e a importância de manter as medidas de prevenção

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), aderiu à campanha “Cidades Contra COVID-19”, uma iniciativa que visa apoiar os gestores públicos na divulgação de informações aos cidadãos sobre a importância da vacinação e necessidade da manutenção de medidas de prevenção, inclusive entre pessoas já vacinadas.

A campanha é resultado de uma parceria entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com apoio da organização global de saúde Vital Strategies.

Atualmente, Rio Grande contabiliza 11.162 de casos confirmados da doença (sendo 10.806 já recuperados, 106 em isolamento e 250 óbitos). A taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid no Hospital de Cardiologia e no Hospital Santa Casa é de, respectivamente, 70% e 90% e até que toda a população esteja imunizada é preciso manter a convivência segura com a COVID-19, usando máscaras, lavando as mãos e respeitando o distanciamento.

“Comunicar claramente sobre como podemos proteger a nós mesmos e aos outros da COVID-19 é fundamental para impedir a propagação desse vírus mortal”, diz Pedro de Paula, Diretor Executivo da Vital Strategies no Brasil. “Aplaudimos Rio Grande por priorizar a comunicação em torno de informações que salvam vidas”.

Convivência segura com a COVID-19

Enquanto toda a população não for vacinada, todas as pessoas – incluindo aquelas já imunizadas – devem manter as medidas de prevenção recomendadas pela OMS para evitar o avanço da doença e reduzir a propagação do contágio:

  • Mantenha as mãos higienizadas: lave com água e sabão ou higienizador à base de álcool 70%;
  • Mantenha a distância de 2 metros das outras pessoas;
  • A máscara deve ser bem ajustada ao rosto e cobrir totalmente a boca e nariz, não deve ser manipulada durante o uso e é preciso lavar as mãos antes de sua colocação e após sua retirada. O tempo máximo de uso recomendado para cada máscara é 2 horas ou antes caso ela fique úmida;
  • Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo;
  • Evite lugares lotados e limite o tempo em locais fechados; o ideal é não passar meia hora ou mais em um ambiente fechado;
  • Em ambientes fechados, abra janelas e portas para garantir ventilação;
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca;

Para mais informações sobre a COVID-19 em Rio Grande, acesse: www.riogrande.rs.gov.br

Assessoria - PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!