Secretaria de Saúde já prepara logística da vacinação contra Covid-19 em Rio Grande
18/01/2021 16:46 em Variadas

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município de Saúde (SMS), está acompanhando a situação do início da vacinação contra Covid-19 em nosso país. Segundo a gestora da pasta, Zelionara Branco, acontece na tarde de hoje, 18, em Porto Alegre, uma reunião no Núcleo Central de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde para organizar a distribuição da vacina. Ela explica que ainda não existe definição sobre quantas doses serão enviadas para 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em pelotas. Consequentemente, também não há, até o momento, uma previsão de quantas doses serão direcionadas para Rio Grande. Após o término da reunião em Porto Alegre, poderão ser divulgadas novas informações sobre o processo de imunização no estado.  

Apesar da indefinição sobre o tema, a SMS já está se antecipando e preparando a logística para a distribuição e aplicação das doses. Segundo a secretária, a ação já está planejada e as equipes estão “aguardando o dia e horário para buscar a vacina na regional (3ªCRS)”.   “Já fizemos a organização da distribuição para depois que as doses chegarem ao município. A SMS vai disponibilizar as doses nas unidades de saúde que contam com sala de vacinas. Também para os hospitais e serviços de saúde. Nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), vamos fazer um cronograma para atender in loco”, disse.  Ela também revelou que a SMS irá selecionar um profissional da rede de saúde para receber a primeira dose e, assim, marcar o início da vacinação para Covid-19 em Rio Grande.  

Sobre os públicos prioritários da primeira fase da vacinação, Zelionara destacou que havia a indicação do estado de que trabalhadores da saúde, idosos em ILPIs e povos indígenas seriam os primeiros grupos a receberem as doses. Entretanto, a SMS ainda aguarda uma confirmação a respeito.  

Assessoria de Comunicação/PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!