Danilo Giroldo Fala sobre as expectativas como reitor da FURG
15/01/2021 12:06 em Variadas

O professor Danilo Giroldo, candidato a reitor mais votado no Colégio Eleitoral da FURG e integrante da chapa indicada pela comunidade universitária, foi nomeado pela Presidência da República como o novo reitor da universidade para o período 2021 – 2025. No Diário Oficial da União desta quinta-feira, 14, um decreto assinado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro e pelo ministro Milton Ribeiro anuncia a nomeação.

A solenidade de posse e transmissão de cargo deve ocorrer nos próximos dias, em cerimônia fechada, por conta dos protocolos de segurança no cenário de Covid-19. Está prevista transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da universidade.

 

“Estou profundamente honrado com a nomeação e ciente da responsabilidade de estar à frente da FURG como reitor. Reitero todos os compromissos firmados com a comunidade e trabalharemos coletivamente durante todos os dias do mandato para que a FURG continue crescendo e se desenvolvendo, sempre atenta à sua missão social”, declara Giroldo. “Aproveito para agradecer a confiança da comunidade universitária e de todas as pessoas que contribuíram para que a sucessão da reitoria ocorresse da forma mais tranquila e justa possível”.

A ex-reitora Cleuza Maria Sobral Dias comemorou a notícia: “Estou muito feliz pela nomeação do professor Danilo, é também um reconhecimento ao nosso Conselho Universitário, o Colégio Eleitoral que elaborou a lista tríplice”. Ela destaca as qualidades do novo reitor: “O professor Danilo é uma pessoa muito bem preparada, demonstrou isso na atuação como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e, nesses últimos anos, como meu parceiro à frente da gestão da universidade, como vice-reitor. Danilo atuou muito em várias frentes de desenvolvimento da pesquisa e desenvolvimento do próprio município e região. A universidade só tem a ganhar com essa nomeação”.

“Encerrar a minha gestão com a nomeação do professor Danilo é ter a certeza de que fizemos o melhor possível pela nossa universidade. Minha missão como reitora se encerra com a certeza do dever cumprido com muita responsabilidade e com muito cuidado com este grande patrimônio que é a universidade pública. Estou realmente muito feliz e muito emocionada. Vida longa à nossa FURG e muito sucesso e realizações ao professor Danilo e a sua equipe”, finaliza Cleuza.

O novo reitor

Giroldo é professor na FURG desde 2004, no Instituto de Ciências Biológicas. Na gestão da reitora Cleuza Maria Sobral Dias, que agora chega ao fim, foi vice-reitor nos dois mandatos e, anteriormente, atuou como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Atuou na implantação e na gestão do Parque Científico e Tecnológico Oceantec, foi diretor e vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas e chefe do Departamento de Ciências Morfo-Biológicas.

Natural de São Paulo, Giroldo cresceu em Campo Grande (MS) e cursou graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mesma instituição em que fez o mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais e, ainda, pós-doutorado. Pesquisador na área de Botânica, é professor no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais e nos cursos de graduação em Ciências Biológicas.

Concorreu a reitor pela universidade na chapa FURG Plural e Coletiva, junto a Renato Duro Dias e Danúbia Bueno Espíndola. A chapa obteve 80,54% dos votos na Pesquisa de Opinião à comunidade universitária, realizada em outubro de 2020.

Assessoria de Comunicação - FURG

COMENTÁRIOS