PUBLICIDADE
Defesa Civil divulga dados sobre o temporal que atingiu Rio Grande; mais de 30 chamados já foram atendidos
13/01/2021 19:03 em Variadas

 Coordenadoria de Defesa Civil de Rio Grande (Compdec) segue atuando nos atendimentos de solicitações referentes ao temporal que atingiu o município na noite de segunda-feira (11). Até o momento, já foram realizados 31 atendimentos. Os dados da Compdec apontam que 83,9% das ocorrências foram por árvores caídas, 12,9% foram sobre destelhamentos e 3,2% referentes a outras questões.  

A Defesa Civil explica que Rio Grande foi atingido por um sistema convectivo, denominado bow echo, que gerou ventos fortes e chuvas intensas.  Segundo o INMET, estação meteorológica da FURG, foram 43mm de chuva em apenas 4 horas. Conforme estimativa da Defesa Civil, os ventos alcançaram velocidade de até 100km/h em rajada. Entretanto, a Compdec destaca que esses dados podem não retratar precisamente a realidade da tempestade, já que a intensidade dos ventos e chuva na estação meteorológica da Furg  foi diferente da constatada nos bairros Centro e Cidade Nova, áreas atingidas com maior severidade. Como as chuvas iniciaram em horários diferentes, estima-se que a região central possa ter recebido até o dobro da precipitação registrada na Furg. 

O temporal causou a morte de uma mulher de 31 anos, que foi atingida por uma descarga elétrica quando se abrigava em uma parada de ônibus. Diversos transtornos foram registrados em várias partes da cidade, como árvores caídas, quedas na rede de energia elétrica e alagamentos de vias públicas devido ao grande volume de chuvas e associados ao entupimento de bueiros pelo descarte incorreto de lixo. Além da Defesa Civil, a Secretaria de Município de Serviços Urbanos e Infraestrutura também auxilia na retirada de árvores, limpeza e desobstrução de bueiros, entre outros serviços. 

Telefones úteis 

A Coordenadoria da Defesa Civil Municipal informa que está à disposição para atendimento por meio dos telefones 199 (para emergências), (53)32338460 e o (53)991356312. 

Assessoria de Comunicação/PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE