Defesa Civil já atendeu 17 chamados nos primeiros dias de 2021
12/01/2021 08:05 em Variadas

O início de 2021 tem sido de muito trabalho para a Coordenadoria Proteção e Defesa Civil (Compdec) do município. Apenas nestes primeiros dias de janeiro, já foram 17 solicitações atendidas pela equipe do setor. Além das demandas diárias, a Defesa Civil tem auxiliado nas atividades de conscientização realizadas na praia do Cassino, tendo como objetivo o enfrentamento ao Coronavírus. Ações semelhantes foram executadas em diferentes áreas do município, como a Ilha dos Marinheiros, onde a equipe visitou pontos turísticos, campings e locais de possíveis aglomerações para orientações sobre a Covid-19, e também aproveitou o momento para o diálogo com empresários locais sobre turismo, prevenção de incêndios e proteção ambiental.

Entre as principais atividades, destaca-se o auxílio à redução de danos causados pela estiagem. Recentemente, a Compdec esteve na Ilha do Leonídio, onde prestou atendimento a uma senhora, moradora do local, que estava sem água potável. A ação, que contou com o apoio do 6º GAC do Exército, possibilitou a entrega de 12mil litros de água potável para a rio-grandina, que reside em uma região onde não existe água encanada. A medida foi necessária devido a falta de chuvas, o que impossibilitou a coleta de água nas cisternas.

A equipe também atuou em um chamado referente a um vazamento de óleo de um navio que apresentava fissura no casco. O incidente foi controlado após o derramamento em pequena quantidade. A Defesa Civil realizou vistoria no local e arredores em duas oportunidades e não encontrou manchas de óleo.

Ainda esteve entre as ocorrências deste ano um princípio de incêndio florestal nas proximidades da Ilha do Leonídio. A situação foi encaminhada ao Corpo de Bombeiros, e a Defesa Civil esteve de prontidão para prestar apoio. Também foram vários chamados referentes a transtornos causados por árvores ou galhos caídos ou com possibilidades de queda, que foram atendidos pela Compdec e encaminhados conforme necessidade.

Hoje (11), a equipe esteve nas proximidades do quartel do Exército, em uma residência atingida por um incêndio. A Compdec cedeu um conteiner para, em parceria com a Secretaria de Controle e Serviços Urbanos, auxiliar na retirada dos entulhos.

A comunidade pode acompanhar o trabalho da Defesa Civil de Rio Grande por meio da página da coordenadoria no Facebook, que tem apresentado um pouco das ações desenvolvidas pela equipe. A página é Defesa Civil – RG.

A Coordenadoria da Defesa Civil Municipal está à disposição nos telefones 199 (para emergências), (53)32338460 e o (53)991356312.

 

COM PREF RG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!