FURG abre processo para escolha de representantes dos Conselhos
23/11/2020 12:50 em Variadas

Até 30 de novembro, docentes, técnicos-administrativos em educação (TAEs) e estudantes de graduação e pós-graduação podem se candidatar para participar do processo que escolherá os representantes dos Conselhos da FURG para o período 2021-2022.

Serão eleitos representantes de todas as esferas da universidade para o Conselho Universitário (Consun) e para o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea). A votação para escolha dos representantes será realizada entre os dias 7 e 14 de dezembro, de forma totalmente online pelo consultas.furg.br.

 

Todas as informações sobre a inscrição e procedimentos necessários podem ser consultados aqui.

Consun

Conselho Universitário (Consun) é o órgão máximo deliberativo da universidade, sendo assim um órgão que decide e define os rumos que a universidade deve tomar. É constituído pelo reitor, como presidente, pelo vice-reitor, como vice-presidente, um representante de cada acadêmica, representação de docentes, de técnico-administrativos em educação, de estudantes de graduação e de pós-graduação e por representação da sociedade. Também participa do conselho o último ex-reitor que tenha cumprido integralmente o mandato.

As decisões do Consun são formalizadas em Resoluções. O conselho, além de formular políticas para a universidade, delibera sobre os documentos que norteiam seu funcionamento, como o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Estatuto e Regimento Geral da universidade, aprova relatórios, atua em grandes decisões administrativas e naquelas que influenciem o andamento da universidade.

Como explica o membro docente da comissão eleitoral, Ralf Kersanach, a representação desse segmento defende os interesses dos docentes perante todas as decisões do conselho, traduzindo a opinião e o ponto de vista da categoria por meio do voto.

A participação dos técnico-administrativos em educação (TAEs), de acordo com Viviane Bauer, também se dá com o direito a voz e voto, além do direito de compor comissões ou câmaras instituídas. “Essa participação deve ser feita de forma muito responsável, consciente e participativa”, salienta.

Carlos Otaviano Passos, representante discente na comissão eleitoral, reforça o potencial participativo do Consun: “A minha atuação sempre teve como objetivo representar os estudantes do Campus Santa Vitória do Palmar, em um primeiro momento, e todos os estudantes da FURG em geral. Participei de importantes decisões dentro do conselho, como o colégio eleitoral para a reitoria, a carta sobre o Future-se e outras que impactaram diretamente na vida universitária. A experiência foi muito legal e enriquecedora em termos pessoais, uma chance única de participar ativamente da universidade e fazer a diferença”.

Coepea

Conselho de Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea) é o órgão deliberativo da universidade nos aspectos administrativos, didático-científicos, tecnológico e cultural, para assegurar o pleno funcionamento e desenvolvimento da instituição. São discutidos assuntos como o Calendário Acadêmico, criação e extinção de cursos, normas para realização de concursos e assuntos relacionados ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

O conselho é estruturado em câmaras temáticas, constituídas pelos coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação, pró-reitores e diretores dos campi de Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul. É composto pelo reitor, como presidente, pelo vice-reitor, pelos pró-reitores, pelos diretores das unidades acadêmicas, por um representante escolhido dentre os integrantes de cada uma de suas câmaras, por representação dos docentes, dos servidores técnico-administrativos em educação e dos estudantes de graduação e de pós-graduação.

Fabiane Santos, representante docente na comissão eleitoral, reforça a importância da participação no Coepea. “É nesse órgão que se legisla sobre a carreira docente quanto à sua participação no ensino, pesquisa e extensão. Por exemplo, foi aprovado pelo Coepea a normativa que regula as atividades de ensino no período emergencial em que nos encontramos. Os docentes têm participação ativa, voz e voto nas decisões deliberadas sobre os temas que passam por este conselho. São eleitos pelos demais docentes da universidade”, salienta.

Representando os TAEs, Nicolle da Silveira explica que papel dos técnicos-administrativos em educação no Coepea é representar os demais técnicos e votar de maneira que contemple a opinião da maioria, principalmente em assuntos que reflitam diretamente no dia a dia da categoria.

Matheus Evangelista, representante discente do Coepea na comissão eleitoral, reforça a importância da participação de estudantes no conselho: “Os conselhos são importantes órgãos da universidade e a representação discente é fundamental nesses espaços para trazermos sempre a nossa visão sobre os temas discutidos. Um exemplo importante disso é que em reuniões do Coepea desse ano foram abordadas diversas normas acadêmicas que seriam aplicadas para o ensino remoto. Assim, foi fundamental que tivéssemos alunos nesse órgão deliberativo para que não só discutissem as particularidades dessas deliberações, como também exercessem o papel democrático votando isso junto aos demais conselheiros”.

Assessoria - FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!