Barômetro Fiscal irá auxiliar na compreensão da conjuntura econômica
23/11/2020 12:48 em Variadas

A Secretaria da Fazenda lança uma ferramenta para análise de cenários, compreensão da conjuntura econômica e auxílio na tomada de decisões. É o Barômetro Fiscal, desenvolvido pela Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais (DEQG), do Tesouro do Estado.

O evento de lançamento acontece durante o Bate-papo de Finanças Especial Online, com o tema “A Conjuntura econômica no ano da pandemia e as expectativas para 2021”, dia 25 de novembro, às 15h. A atividade conta com a participação de profissionais e acadêmicos de diferentes universidades e o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e do Conselho Regional de Economia (Corecon-RS).

O Barômetro é uma ferramenta que ajuda a compreender a conjuntura econômica no que for relevante para as finanças estaduais, instrumentalizando os gestores da Secretaria da Fazenda para o planejamento e a tomada de decisão. São dados da conjuntura que alimentam os cenários fiscais e permitem análises mais seguras.

De acordo com o economista Fernando Lara, da seção de Estudos Econômicos e Fiscais da DEQG, coordenador do projeto, trata-se de um painel de indicadores que busca sintetizar as condições conjunturais e dar suporte para a elaboração de cenários e projeções fiscais. “Utilizamos tanto informações da própria Secretaria da Fazenda como de fontes públicas”, informa.

O chefe da seção de Estudos Econômicos e Fiscais, Jacó Braatz , complementa enfatizando que a ferramenta visa instrumentalizar uma análise complexa da conjuntura, auxiliando analistas a elaborarem diferentes cenários. “Com isso, buscamos dar ao gestor uma perspectiva em tempo real sobre as principais variáveis que possam impactar a arrecadação do Estado e consequentemente os cenários fiscais", afirma.

Para o subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene, o Barômetro Fiscal permitirá um acompanhamento mais estruturado dos principais indicadores econômicos conjunturais, não apenas ao Tesouro, mas para todo o Estado. "É uma ferramenta que consta na carteira de projetos e que passou por um desenvolvimento minucioso com o apoio de uma equipe muito qualificada. É um importante avanço para ajudar no desenvolvimento de projeções e apoiar a elaboração de políticas públicas”, acrescenta.

O bate-papo contará com a abertura do subsecretário Bruno Jatene, mediação de Jacó Braatz e as participações de Fernando Lara, do DEQG do Tesouro do Estado e coordenador Barômetro Fiscal; Alessandro Mielbach, Iepe-Ufrgs; Bruno Breyer Caldas, conselheiro do Corecon-RS; Julia Braga, UFF/RJ; e Marcelo de Oliveira Passos, UFPel.

A transmissão ao vivo pode ser acompanhada em https://www.facebook.com/sefazrshttps://www.facebook.com/coreconrs ou 
https://www.facebook.com/fceufrgs

Secom - GOV RS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!