Poliomelite e outras vacinas: Saúde intensifica campanha em Rio Grande
19/11/2020 12:46 em Variadas

Preparem as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes. Durante esta semana, equipes da Saúde no município vão estar atualizando as carteiras de vacinas e participando, no sábado (21), do Dia D contra a poliomelite. O aviso é da enfermeira Valéria Risso, dirigente do Núcleo de Imunizações da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Município da Saúde (SMS). Ela destaca que, ainda durante esta semana, todos os postos de Saúde do município estarão com as vacinas. Criança e adolescentes podem ir aos postos e receber as vacinas. “Não precisam esperar o sábado.”

Vários municípios não conseguiram atingir a meta de 95% da cobertura vacinal e vão poder intensificar a vacinação nesta semana. Uma dessas cidades é Rio Grande. Hoje, conforme Valéria Risso, o município rio-grandino está com 51% da meta de cobertura. “O objetivo é atingir 95% de 10.040 crianças. Ainda temos uma caminhada pela frente para conseguir alcançar. Por isso, vamos ter um segundo dia D de vacinação, que ocorrerá no sábado (21).”

Desde o dia 5 de outubro, a Secretaria de Município da Saúde participa da campanha de multivacinação e da atualização da Carteira de Vacinas, assim como da campanha contra a poliomielite, a vacina da Gotinha, que há alguns anos não tem campanha anual. Para reforçar a imunização das crianças, este ano, ela (vacina contra a poliomelite) está junto com a campanha de multivacinação. Sobre se a campanha em Rio Grande vai ser prolongada, Valéria Risso respondeu que depende das orientações da Coordenadoria Regional de Saúde, em Pelotas. “A princípio vamos vacinar pela Campanha, até o dia 27 deste mês”, adiantou.

Como funciona a campanha em Rio Grande

A campanha funciona da seguinte forma: as crianças e adolescentes, até 14 anos, devem ser levadas aos postos de Saúde e os profissionais de Enfermagem avaliam a carteira de vacina; se for constatado que alguma vacina está atrasada ou é a época de tomar alguma vacina, conforme o calendário vacinal, a equipe atualiza a carteirinha de vacina. As crianças que vão aos postos, têm de 1 até 4 anos e estão com a sua carteira em dia recebem uma dose extra da vacina da Gotinha, da poliomielite.

A dirigente do Núcleo de Imunizações destaca que, há muitos anos, não se verifica nenhum caso de poliomielite, mas a sentinela, a investigação é constante. “Essa dose extra de vacina é exatamente para que se verifique, cada vez mais, que os casos não vão retornar. Nosso município e o país inteiro são muito visitados e, além disso, as pessoas viajam muito também. A vacinação é a melhor forma de se evitar que esse vírus circule. Por isso, é feita a vacina da poliomielite, entre outras”, explica.

Horários de vacinação

Nas unidades de Saúde de Rio Grande, o horário de vacinação é, diariamente, das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min. No sábado (21), Dia D de vacinação, o horário é das 9h às 12h, na Unidade Móvel de Saúde (UMS), no Largo Dr. Pio, e da 13h30min às 17h, com a UMS, ao lado da Escola Ramis Galvão, na Mangueira. Ainda no sábado, Dia D, haverá um ponto de Vacinação no Shopping Partage.

——————————————–

Assessoria de Comunicação PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!