Professor Linjie Zhang é o homenageado na 19ª MPU, que terá foco na pesquisa
12/08/2020 09:53 em Variadas

O momento é novo e desafiador, mas o tradicional convite ao homenageado da Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG não deixou de acontecer. E na manhã de segunda-feira, 10, a reitora Cleuza Dias, o vice-reitor Danilo Giroldo acompanhados dos pelos pró-reitores da universidade e da comissão organizadora da Mostra, realizaram o convite ao professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (Famed), Linjie Zhang.

A reitora iniciou dizendo que esta é a primeira vez que estão fazendo o convite de forma online. E dirigindo a palavra ao professor Zhang , disse: “A MPU neste ano tem o foco na pesquisa e como em todas as Mostras, a comissão que a organiza escolhe um nome para ser homenageado, e esse este ano seu nome foi indicado, considerando sua experiência e contribuição na área da pesquisa, da saúde pública e,também, pela forma comprometida com que trabalhas”, destacou a gestora.

Professor Linjie Zhang mencionou estar honrado com a oportunidade de falar com todos os presentes na reunião online e que "emoção e gratidão" eram as únicas palavras possíveis para agradecer o convite. “Foi uma honra muito grande e uma alegria indescritível em receber o convite. Fiquei emocionado em ouvir as palavras de elogio da reitora, do vice-reitor, dos pró-reitores e colegas. Uma grande honra e uma surpresa muito agradável, nem sei se mereço”, disse ele.

O vice-reitor, Danilo Giroldo destacou a contribuição do professor Zhang para a saúde pública servindo de referência dentro da Faculdade de Medicina e também para todos de dentro e fora da universidade. “Estar neste lugar de gestão da universidade, nos permite fazer essas indicações. E neste ano, devido à sua área de atuação, essa homenagem se torna muito simbólica. É uma honra e uma alegria tê-lo como homenageado da MPU, um evento tão caro para nós, pois envolve pesquisa, ensino, extensão e a comunidade”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi ressaltou que a escolha foi unânime, “todos concordamos que seria um nome muito apropriado. Para além de todo esforço frente aos programas de pós-graduação, sua atuação humana neste momento em que a saúde pública está na linha de frente no combate a Covid-19, é admirável. Professor Zhang veste a camiseta da FURG”.

Professor Leandro Bugoni, que está à frente da Comissão Organizadora da 19ª MPU destacou que desde março a equipe vinha discorrendo sobre o homenageado desse ano e que chegar ao nome do professor Zhang foi muito fácil devido ao conjunto de suas atuações. “Ele nos representa muito bem enquanto colega e essa homenagem é um reconhecimento pela sua atuação”.

Os demais pró-reitores presentes, de Graduação, de Assistência Estudantil, de Infraestrutura, de Extensão e Cultura e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas também mencionaram a pessoa comprometida com a universidade e a consciência social e humana do professor Linjie Zhang.

Atuação

Linjie Zhang nasceu em novembro de 1963, na China. Seu primeiro vínculo com a FURG foi de 1997 a 2001 como professor visitante e em abril de 2002 ingressou como professor titular da Faculdade de Medicina. E em setembro de 2019 foi nomeado coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da (Famed/FURG).

Professor Zhang sempre atuou nas atividades de ensino (graduação em medicina, duas pós-graduação em Saúde Pública e em Ciências da Saúde), pesquisa e extensão. Na extensão, fornece um serviço integrado com crianças com doenças pulmonares crônicas, principalmente asma, no município de Rio Grande e região. Na pesquisa, desenvolve trabalhos na área de saúde materno infantil, principalmente nas doenças respiratórias na infância. Professor Linjie Zhang representa a FURG na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Recentemente Zhang publicou um artigo público sobre a Covid-19 em crianças cujos resultados foram compartilhados pela Organização Mundial da Saúde.

Assessoria de Comunicação  -FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!