A Secretaria de Município da Saúde (SMS) da Prefeitura do Rio Grande reuniu dirigentes de hospitais públicos e particulares, coordenadores de postos de Saúde, clínicas e demais setores dessa área no município. O objetivo foi apresentar orientações para o combate ao novo coronavírus (Covid-19) que estão sendo desenvolvidas pelo Executivo e traçar ações conjuntas entre todos os setores dessa área, conforme proposto pelo Ministério da Saúde, a partir das normas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde, desde que foi o mundo foi declarado com em estado de pandemia por causa do vírus.
A Secretaria convocou, também, a representação do Conselho Regional de Farmácia (CRF), em Rio Grande. A proposta é para que todas as farmácias privadas possam desenvolver ações de mitigação e prevenção ao novo coronavírus.
A reunião ocorreu na manhã de sábado (14), no Salão Nobre Deputado Carlos Santos da Prefeitura Municipal. Durante a discussão, o secretário Maicon Lemos informou que não há nenhum caso suspeito do Covid-19 em Rio Grande. Os dois casos que estavam sob investigação, na sexta-feira (13), e eram considerados “intercorrências respiratórias sob análise de suspeita”, tiveram análise negativa para o vírus.
Maicon Lemos adiantou que o município vai contar com mais dez (10) médicos do Programa Mais Médicos, do governo federal, para auxiliar nas unidades de Saúde. Nesse caso, a administração municipal vai arcar com 25% das despesas desses profissionais.
O secretário apresentou aos participantes da reunião o Decreto 17034, assinado um dia antes pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, em que estão determinas medidas e procedimentos temporários a serem adotados para prevenção ao novo coronavírus no município do Rio Grande. Além disso, ele informou quais ações emergenciais, como a contratação de profissionais e ampliação no atendimento em unidades de Saúde, vão ser executadas pelo Executivo.
Escolas
Outra discussão, na terça-feira (17), entre a SMS e a Secretaria de Município da Educação (SMEd) vai ocorrer na Escola de Belas Artes, com a participação de diretores de escolas e gestores da pasta, a fim de serem repassadas orientações e formas de como atuar a partir do decreto assinado pelo prefeito. Novas reuniões com grande número de pessoas não devem mais ocorrer, a fim de evitar aglomerações e a expansão do novo coronavírus.
Assessoria de Comunicação PMRG