Iniciando o cronograma de exposições da Sala Multiuso em 2020, está disponível apreciação da população rio-grandina a mostra intitulada “Renovando Possibilidades: tudo junto e misturado” da artista Elis Regina Gentil. Elis trabalha com a produção de esculturas utilizando materiais como troncos e raízes mortas, dando um novo significado através da sua arte. A exposição, que iniciou na nesta quarta-feira (4), está disponível de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30, na Sala Multiuso, no andar térreo do prédio da Prefeitura Municipal.
Natural de Rio Grande, Elis fez sua graduação na FURG e elaborou seu trabalho de conclusão de curso relacionando corpo humano e troncos de árvores. Após atuar como professora em Porto Alegre por 17 anos, voltou a Rio Grande a 6 anos, e tem se dedicado ao trabalho começado décadas antes. “Já que a natureza nos deu sombras e frutos, queria que vivesse um pouco mais de beleza. Ela não serve apenas para churrasco e para lareiras. Sou apaixonada pela motosserra e grata pela natureza”, disse a artista. Ela também explicou que, após a mudança para Rio Grande, o retorno ao trabalho com esculturas serviu como distração. “Retornei a seis anos para cuidar da minha mãe, e precisava ocupar minha mente. Minha terapia é mexer com o que eu gosto, produzir e aperfeiçoar a escultura. Quanto mais faço, melhor fica”, revelou.
Essa é a segunda exposição de Elis e conta com 25 peças. Em números totais, a artista estima ter produzido mais de 80 esculturas, algumas das quais foram vendidas em sua primeira exposição, no Praça Shopping. Para seu trabalho, Elis está sempre atenta a reformas e derrubada de árvores, para poder utilizar os materiais em suas obras, pois só utiliza árvores podadas ou caídas por força da natureza. “Trabalho com tudo que posso para criar, vou até de bike para buscar e se não tiver como, levo os troncos rolando”, afirmou.
Assessoria de Comunicação / PMRG