Inicia nesta terça-feira (3), a partir das 19h, as matrículas para a Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire. Conhecida como “escola andarilha” por atuar de bairro em bairro no município do Rio Grande, a EMEJA Paulo Freire tem por objetivo garantir o direito à educação àqueles que não tiveram a oportunidade de escolarização na idade certa sejam jovens ou adultos, com idade de 15 anos ou mais, residentes no campo, toxicômanos em entidades terapêuticas, assim como residentes na zona urbana.
Neste início de ano letivo a escola atenderá em três sedes, nos bairros Querência (Associação de Moradores), Mangueira (EMEF Ramiz Galvão) e Cidade de Águeda (EMEF Professora Zelly Pereira Esmeraldo).
Os documentos necessários para efetuar a matrícula são identidade (xerox), cpf (xerox), comprovante de residência (xerox) e histórico escolar.
Titular da Secretaria de Município da Educação (SMED), Vanessa Pintanel afirma que “a EMEJA Paulo Freire se configura como uma política educacional que enfrenta a baixa escolaridade e o analfabetismo em Rio Grande”. Ela acrescenta que “é uma escola que atua constituindo turmas nos locais onde a demanda se faz por solicitação da comunidade e, com isso, tem os sujeitos como protagonistas dos processos educativos”. Vanessa sustenta que os estudantes dão vida à escola entendendo a aprendizagem como uma construção feita no encontro com o outro.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer reforça a importância da escola, que completou um ano em 2019.
“Tenho orgulho em dizer que a escola pública de Rio Grande é de excelência. Eu não tenho dúvida nenhuma de que com essa proposta, que respeita e entende a história e o momento de cada comunidade, estamos transformando a vida de muita gente. Através da educação, da leitura e do conhecimento nós começamos a enxergar o mundo de forma diferente – e isso justifica um projeto tão importante para nós como esse”, completou.
A organização curricular da escola Paulo Freire funciona em blocos. São duas turmas em cada um dos três locais onde a escola atua. Um bloco atende os anos iniciais (1º ao 5º) e outro os anos finais (6º ao 9º).
Assessoria de Comunicação / PMRG