Ano letivo 2020 começa para 22 mil estudantes rio-grandinos da rede municipal
Variadas
Publicado em 03/03/2020

Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio Grande retornaram às suas atividades nas 77 escolas municipais. Conforme a Secretaria de Município da Educação (SMEd), são 22 mil alunos e alunas que estarão em salas de aula. Nesta segunda-feira (2), a titular da pasta, Vanessa Pintanel visitou instituições na cidade, a fim de observar como está sendo o retorno. Em duas escolas de Educação Infantil – EMEI Fraternidade e EMEI Alcides Barcelos -, visitadas pela secretária da SMEd havia reunião com pais de estudantes. Nesses locais, as aulas, de fato, começam nessa terça-feira (3). Sobre a receptividade a todos estudantes, Vanessa disse que há uma boa recepção preparada pela rede de profissionais e que as escolas estão em condições de atender.

De acordo com o Calendário Letivo 2020, construído conjuntamente com os(as) gestores(as) das escolas da rede pública municipal de Ensino, o ano letivo encerrará no dia 11 de dezembro. Já o recesso escolar de Inverno ocorrerá no período de 20 a 31 de julho. O Calendário 2020 está organizado de forma a atender os 200 dias letivos e as 800 horas no Ensino Fundamental, conforme prevê a LDB 9394/96.

Nas escolas que possuem Educação de Jovens Adultos (EJA), o Calendário segue como previsto na Lei: 100 dias no primeiro semestre e 100 dias no segundo. Em 2020, a SMEd continuará trabalhando, juntamente com as escolas da rede, para qualificar os espaços educativos e avançar na construção da Escola ComVida.

Responsabilidades

A secretária Vanessa Pintanel explica que a Educação Infantil tem responsabilidade exclusiva do município; o Ensino Fundamental é compartilhado com o governo estadual; e o Ensino Médio é exclusivo do Estado. Para esse Ano Letivo, a Prefeitura Municipal reforçou as escolas com mais professores. “Foram chamados mais 132 profissionais via concurso público, que estão tomando posse e suprindo as necessidades. Com esses novos professores e professoras, conseguimos estabilizar as necessidades das escolas e suprir as vagas deixadas por quem se aposentou ou pediu exoneração.”

Ainda haverá um segundo chamamento, mas, para isso, a Secretaria de Educação está preparando para envio à Câmara de Vereadores um projeto de lei. “Também vamos chamar secretários de escolas e bibliotecários, entre os meses de março e abril”, adianta Vanessa. Todas as novas chamadas dependem da criação de cargos a serem aprovados pelo Legislativo.

Assessoria de Comuniação PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!