HU-Furg oferece exame de elastografia hepática
Variadas
Publicado em 03/03/2020

Hospital é o único do Sul do RS a realizar o procedimento via SUS

 

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), dentro dos investimentos em qualificação de infraestrutura, oferece à população mais um novo equipamento, desta vez é o de elastografia, utilizado para avaliar a fibrose hepática. Com isso, o HU-Furg disponibiliza a seus pacientes um exame de ultrassonografia rápido, indolor, não invasivo, conseguindo mostrar o grau de fibrose hepática com maior precisão. O HU-Furg é o único hospital da região Sul do estado a oferecer o exame aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento foi de R$ 235 mil, com recursos oriundos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

 

De acordo com a médica responsável, Deise dos Santos, o exame é importante para o acompanhamento das patologias do fígado. Ela explica que o método utilizado no HU-Furg é chamado de Impulso de Força de Radiação Acústica (ARFI), um sistema de imagem acoplado em equipamento de ultrassonografia. O exame é semelhante a uma ultrassonografia comum, realizado em cerca de 20 minutos, e o paciente recebe o laudo e as imagens impressas na hora. Para a realização do exame é necessário apenas o jejum de quatro horas, sendo que o paciente pode ingerir líquidos. Para os pacientes, o método é inovador e promove maior conforto e menos dor por substituir, em muitos casos, a biópsia tradicional em que, por meio de uma pequena incisão, é retirada uma pequena quantidade de tecido do fígado. 

 

O HU-Furg é responsável pelo atendimento dos casos avançados de patologias do fígado, a maioria deles já tratados no Ambulatório de Hepatites, no Serviço de Atendimento Especializado de Infectologia (SAE Infectologia) ou no Ambulatório de Gastroenterologia. Sendo que o Ambulatório de Hepatites é responsável pelo acolhimento e o aconselhamento dos pacientes com o vírus da hepatite C dos municípios de Rio Grande, Canguçu, Chuí, Cristal, Herval, Morro Redondo, Pinheiro Machado, Piratini, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santana da Boa Vista. Já, o SAE Infectologia presta assistência aos pacientes portadores do vírus HIV/aids, realizando acolhimento e aconselhamento pré e pós-teste para HIV; diagnóstico, consultas e procedimentos diversos e internações.

 

​Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!