Abertura da safra do camarão 2020 ocorre no sábado (1º) na Ilha dos Marinheiros
Variadas
Publicado em 29/01/2020

No próximo sábado (1º), inicia oficialmente a safra do camarão 2020. O ato de inauguração acontece a partir das 11h, na Petiscaria da Ilha, na Ilha dos Marinheiros. Na programação da abertura também estão as entregas de dois trapiches, que irão auxiliar o trabalho das comunidades pesqueiras de nosso município. Às 07h30, ocorre a entrega do trapiche da Rua Mario Gomes, no bairro Bernardeth. A partir das 10h, na Ilha dos Marinheiros, será entregue o Trapiche do Porto Rei.

Conforme o secretário da Pesca, Cláudio Costa, a salinidade da lagoa é um dos fatores que influenciado positivamente a reprodução do crustáceo. Em algumas comunidades, já estão sendo pescados camarões de tamanho pequeno, o que, segundo Cláudio, é um bom sinal para a safra deste ano. A expectativa é de que a safra de 2020 atinja números melhores do que os registrados nos últimos dois anos. “Esperamos que a safra seja de média para boa, superando resultados da última razoável que tivemos, que foi a de 2017, com cerca de três milhões de quilos capturados. Temos a expectativa de que na safra de 2020 sejam pescados de três a quatro milhões de quilos de camarão”, declarou.

O secretário também destacou a importância dos trapiches para as comunidades de pescadores e para a economia do município Rio Grande. “A estrutura é importante para o pescador poder utilizar para a descarga e também para carregar seus equipamentos. Apesar de simples, é importante para comunidade de modo geral, mas principalmente no acesso à lagoa para a pesca. A gente já reformou ou construiu 18 trapiches, pensado em melhorar a qualidade de vida dos nossos pescadores e as condições para a realização do seu trabalho. E faremos a entrega de dois novos visando a safra do camarão, que é a mais importante e significativa financeiramente para os pescadores, e que também contribui movimentando a economia do município”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação / PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!