Esclarecimentos da Coordenadoria de Defesa dos Direitos dos Animais sobre o Castramóvel
21/01/2020 14:14 em Variadas

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Coordenadoria de Defesa dos Direitos dos Animais, comunica que não é verdadeira a informação a respeito do Castramóvel, que afirma que o equipamento estaria “apodrecendo no Centro de Eventos”. Essa informação é falsa. O Castramóvel está em pleno funcionamento, atuando de segunda a sexta-feira, e realizando, em média, 12 castrações de animais por dia. Dois veterinários e um auxiliar trabalham por turno no equipamento.

O Castramóvel está atualmente localizado no Centro de Evento, espaço que foi escolhido por viabilizar a infraestrutura básica necessária para o funcionamento do serviço, disponibilizando água potável, energia elétrica e rede de esgoto. Também foi considerada a questão da segurança, sendo importante o cuidado com o equipamento público que está a serviço da comunidade e com os servidores no exercício de suas atividades.

A coordenadoria também esclarece que o Castramóvel mantém suas janelas e portas fechadas, mesmo quando em funcionamento, por medidas sanitárias e de atenção com a higiene. Como o equipamento é utilizado para procedimentos cirúrgicos, é imprescindível o cuidado com a higiene do espaço, e mantê-lo fechado é um dos procedimentos adotados. A climatização é outro fator considerado, uma vez que é necessário manter uma temperatura segura para o atendimento e a recuperação dos animais após as cirurgias. Também por esse motivo, o Castramóvel está estacionado na sombra. Na parte externa do equipamento está fixado um cartaz que orienta a comunidade a bater na porta e aguardar pela resposta.

 

Recolhimento de animais

 

A coordenadoria também recebeu ligações questionando a repeito de um veículo adesivado com os dizeres “Recolhimento de Animais”. Trata-se de uma viatura da Secretaria de Mobilidade Acessibilidade e Segurança (SMMAS) que auxilia apenas no recolhimento de cavalos, e que não atua na captura de cães e gatos.

 

Como ter acesso as castrações

 

Existem três formas de realizar a castração por meio do equipamento:

-por meio do roteiro de visita do Castramóvel a diferentes áreas da cidade, com a distribuição de fixas para os moradores interessados;

-através do cadastro de protetoras, por meio do qual é feita distribuição de fixas duas vezes ao mês;

– quando a adoção dos animais ocorre em das feiras de adoção promovida pela coordenadoria ou junto a uma das protetoras. Nesse caso, é entregue um termo de adoção que dá direito a castração de forma gratuita.

 

 

Números de castrações

2014 – 2018

Cadelas: 2859

Cães: 857

Gatas: 1500

Gatos: 918

Total: 6134

 

2019

Cadelas: 786

Cães: 182

Gatas: 475

Gatos: 197

Total: 1640

 

Acessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal do Rio Grande

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!