A administração municipal inaugurou na tarde desta segunda-feira, 9 de dezembro, um espaço odontológico dentro da Unidade Básica de Saúde da Família II do Bairro São Miguel. A estrutura é a primeira a ser implantada, dentre outras que estão em fase de planejamento no projeto do município de expansão da saúde da bucal. A aquisição dos equipamentos, como a cadeira odontológica e o serviço de Raio-X Odontológico, foram possibilitadas através de verbas de emenda parlamentar do deputado Elvino Bohn Gass, intermediada com o auxílio do vereador Rovam Castro. O Conselho Gestor da Comunidade da São Miguel acompanhou de perto todo o processo de escolha e a licitação dos equipamentos.
No local vão atuar uma odontóloga e uma auxiliar de saúde bucal, atendendo a uma demanda estimada de 150 pacientes em atendimento clínico nos turnos da manhã e tarde. A equipe também vai atender as crianças das escolas do bairro através de atividades educativas que serão desenvolvidas em parceria coma Unidade Básica.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer esteve presente no ato de inauguração destacando que se trata de mais uma qualificação na área da saúde para o bairro. “Há não muito tempo atrás nós tínhamos aqui na comunidade uma UBS num prédio locado, funcionando em condições muito inadequadas. Hoje a população do bairro tem à disposição uma UBS nova, muito bem estruturada, numa rua que recebeu pavimento e serviços de macrodrenagem”, recordou o prefeito. “O Gabinete Odontológico é um de outros que virão e que será fundamental no atendimento preventivo da saúde bucal da população do bairro, especialmente das crianças da São Miguel”, completou Lindenmeyer agradecendo ao Conselho Gestor da Comunidade e à equipe do posto de saúde pelo empenho em materializar o espaço.
A inauguração do espaço é uma das medidas para a descentralização do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto o atendimento no espaço odontológico funciona interligado ao Estratégia de Saúde da Família. O secretário de Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos, disse que a conquista é coletiva. “Foi uma luta conjunta do Conselho Gestor da Comunidade, da Prefeitura e do Conselho Municipal de Saúde. O objetivo maior aqui é levar o serviço à comunidade, ir até o seu encontro e ofertar o atendimento perto da sua casa, que até então só era oferecido na sede da Secretaria de Saúde”. Hoje o Raio X Odontológico está centralizado na Secretaria de Saúde, o que dificulta o acesso para a população que vive no interior do município. “É uma realidade que está se implantando na São Miguel e será ampliada para outras unidade, entre elas Povo Novo, Quinta e demais do interior, com a intenção de facilitar a vida do nosso usuário do SUS”, completou Maicon.
Lançamento do Informatiza SUS
Durante a inauguração do espaço, a Secretaria de Município da Saúde anunciou o início da implantação do Informatiza SUS no âmbito da Rede Municipal de Saúde. A UBSF II da São Miguel é a primeira unidade da Rede a receber a implantação do “Informatiza SUS”, de forma piloto. No local todos os setores já estão informatizados, desde o prontuário eletrônico até a sala de vacinas. Os agentes comunitários de saúde já cadastraram grande parte da população do bairro no sistema, que está diretamente ligado com Brasília, permitindo mais agilidade na busca de informações e construindo uma base de dados para a atuação em atenção e prevenção. A Unidade de Saúde do BGV é outra unidade que começou a receber a implantação do sistema na última. Trata-se de um marco na história do município, já que esta é a primeira vez que um sistema totalmente digitalizado começa a ser implantado na Secretaria de Município da Saúde de Rio Grande. Durante o anúncio os gestores presentes na inauguração receberam um breve demonstrativo de como vai funcionar a integração do sistema.
Acessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande