Os serviços de radioterapia da Oncologia da Santa Casa foram liberados para o atendimento a novos pacientes. O documento do Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que autoriza o retorno do funcionamento foi emitido ontem, quinta-feira. De posse do documento, a Vigilância Sanitária Estadual, procedeu na manhã desta sexta-feira, 25, junto ao gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, nas presenças do secretário de município da Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos, e demais técnicos da área, pela desinterdição dos serviços de radioterapia da Santa Casa de Rio Grande. Os serviços estavam interditados desde o dia 24 de julho deste ano. Desde então, uma série de providências vinham sendo tomadas por diversos órgãos envolvidos para sanar as recomendações realizadas pela própria Vigilância, no sentido de reestabelecer o serviço.
Entre as tratativas para a retomada de serviços, o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, reuniu lideranças no último dia 17 de outubro para tratar da defesa da manutenção dos serviços em Rio Grande, que corriam o risco de serem encaminhados para Pelotas. Na sequência desta reunião, Lindenmeyer entregou documento coletivo nas mãos do governador do estado, Eduardo Leite, compilando deliberações coletivas em defesa da manutenção dos serviços de oncologia.
Um dos trechos do documento dizia o seguinte: “É de conhecimento de todos, que as providências encaminhadas pela gestão da Santa Casa do Rio Grande e acompanhadas pela Secretaria de Município da Saúde e demais instituições do setor, são as maiores já vistas no sentido de regularizar todas e quaisquer dificuldades enfrentadas na prestação deste importante serviço, garantindo, assim, atendimento público, gratuito e de qualidade aos usuários do SUS, no que tange à saúde especializada, que atende neste município em torno de 300 mil habitantes”. O texto assinado por diversas lideranças ressaltava, ainda, que “os equipamentos de oncologia da Santa Casa do Rio Grande são considerados modernos, bem como sua estrutura de funcionamento, tida como muito boa comparativamente as demais existentes no Estado”.
Na manhã desta sexta-feira, ao confirmar a retomada dos serviços, o secretário de município da Saúde de Rio Grande disse que a “desinterdição foi solicitada pelo estado, e também pelo CNEN”. E ressaltou que “o município também vai acompanhar algumas situações que ainda restam ser atendidas, mas que não prejudicam o atendimento da população, entre elas questões técnicas envolvendo capacitações e cronogramas de entrega de equipamentos, que a Santa Casa já se responsabilizou”.
Acessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande