48 novos Agentes Comunitários de Saúde nomeados ingressam no quadro da Rede Municipal de Saúde
21/10/2019 13:15 em Variadas

Eles concluíram na sexta-feira, 18, o Curso Introdutório para Agentes, etapa final do processo de seleção pública, significando que os novos profissionais estão aptos a atuar junto às unidades básicas de saúde. Com estas novas nomeações será possível agora, para o município, completar quase que a totalidade das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) atuando no território, além de levar agentes para áreas da cidade que ainda não contavam com o atendimento desses profissionais, entre eles o bairro Dom Bosquinho.

Com a entrada no quadro dos novos agentes comunitários de saúde ficam referenciados, com a atuação dos agentes, as seguintes localidades do município: Marluz, Santa Rosa, Profilurb, São João, Aeroporto, aréa nova doTrevo, Quinta, Quintinha, Povo Novo, Petroline, Taim, Querência, Bolaxa, Senandes, Santa Tereza, Barra, área nova do BGV, Cidade de Águeda, São Miguel 1 e 2, Parque Guanabara e Dom Bosquinho.

O principal papel desempenhado pelo Agente Comunitário de Saúde é de ser o primeiro elo entre o cidadão e serviço público de saúde de que necessita. Ele é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção na saúde, mapeando e encaminhando pessoas para este serviço. Durante o período de capacitação os agentes receberam orientações que abordaram temas como saúde e comunidade, SUS, papel dos agentes comunitários e suas atribuições, papel durante as visitas familiares, territorialização/mapeamento, trabalho em equipe, funcionamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entre outros temas. Os novos agentes receberam os certificados de conclusão do curso na sede da Secretaria de Saúde (SMS), onde acontecia a etapa final do treinamento.

 

Assessoria de Comunicação / PMRG

 

COMENTÁRIOS