Programa de cuidado com a infância da Secretaria da Saúde recebe prêmio nacional
17/10/2019 14:30 em Variadas

O programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Secretaria da Saúde (SES), foi vencedor do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. A iniciativa tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir produtos, métodos, processos ou técnicas criados para solucionar algum tipo de problema social.

O PIM foi um dos oito vencedores, de diferentes categorias, pelo seu trabalho de visitações domiciliares a famílias visando ao desenvolvimento integral de crianças até os seis anos em situação de risco e vulnerabilidade social. Hoje, no Rio Grande do Sul, são mais de 53 mil famílias, 58 mil crianças e 8 mil gestantes atendidas nos 238 municípios habilitados.

A premiação foi realizada na quarta-feira (16/10) à noite em Brasília. O troféu foi entregue pela primeira-dama Michelle Bolsonaro e recebido pela diretora do Departamento de Ações em Saúde da SES, Ana Costa, e pela coordenadora-adjunta do PIM, Carolina de Vasconcellos Drugg. Também foram homenageadas soluções de questões relativas a outros temas, como alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos e renda. Ao todo, foram mais de 800 iniciativas inscritas no prêmio. 

O PIM

Política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. As famílias são orientadas por meio de visitação domiciliar, através de atividades lúdicas específicas, voltadas à promoção das habilidades e capacidades das crianças, considerando o contexto cultural, necessidades e interesses da família. O cuidado das famílias participantes é realizado por meio das modalidades de atenção individual e grupal, complementadas pela abordagem comunitária.

A estratégia está voltada ao desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a comunidade, a família e a intersetorialidade. O programa compõe um dos projetos prioritários da SES, além de integrar os programas estratégicos do governo do Estado. É reconhecido como uma das tecnologias sociais mais consistentes para o cuidado com as infâncias na América Latina.

Acessoria de Comunicação/Governo do Estado do Rio Grande Sul 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!