Na última sexta-feira aconteceu na Câmara a Audiência Pública que discutiu a Travessia a Seco entre São José do Norte e Rio Grande
15/10/2019 14:13 em Variadas

O prefeito Alexandre Lindenmeyer participou nesta sexta-feira (11) de uma audiência pública na Câmara de Vereadores que debateu, mais uma vez, o projeto do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ligação a seco entre Rio Grande e São José do Norte. A audiência foi uma proposição do vereador Jair Rizzo e reuniu representantes da sociedade civil, do comércio, do legislativo e executivo de ambos os municípios, da Marinha, da FURG e lideranças políticas dos municípios do Litoral Norte, interessados pela pauta, já que estes municípios encontram dificuldade em transportar a sua produção até o Porto de Rio Grande.

A audiência foi presidida peleo vereador Edson Lopes, 2ª secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal do Rio Grande. Ao abrir os pronunciamentos da sessão, o proponete da audiência fez um relato histórico da pauta e argumentou a importância da apresentação de dados “que devem nortear o recomeço dos estudos, que foram paralisados e deveriam ter recomeçado no início do ano para que a sua conclusão acontecesse também ainda este ano”, lembrou Rizzo.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer defendeu a mobilização pela retomada e conclusão definitiva dos estudos, como parte fundamental para que se passe à concepção do projeto de execução da ligação. “Penso que a melhorias recentes que nós tivemos nas condições de travessia de veículos vão gerar um uso bem maior do que se tinha antes e, gradativamente, fidelizar essa rota entre Rio Grande e São José do Norte, tanto em rumo ao norte como em rumo ao sul”. Também anuiu sobre a demanda reprimida no turismo entre os dois municípios, e que podem tomar forma com a ligação a seco. “Sem falar na demanda considerável que nós temos reprimidas, seja no turismo, seja nas questões de negócios relacionadas aos dois municpios, significa que nossos municípios precisam estar mais irmanados e coesos numa política de desenvolvimento para toda a região”, completou.

A prefeita de São José do Norte, Fabiane Zogbi Roig, também fez o reforço, afirmando que as conquistas recentes na ampliação de horários de balsas e de uma nova empresa com oferta do serviço, só reforçam a necessidade por um travessia cada vez mais qualificada. “É uma luta incansável, e de longos anos, mas da qual nós não podemos desistir. Sim, nós conseguimos alguns avanços em relação à travessia de veículos entre Rio Grande e São José do Norte, buscndo auxílio dos órgãos competentes, buscando também ampliação de horários junto ao Porto. Conseguimos também o mais importante, terminar o monopólio que ali existia, autorizando um nova empresa a oferecer o serviço, e agora se tem duas empresas com a necessária ampliação de horário”, disse. Mas consentiu que as melhorias devem ser pensadas a longo prazo. “De qualquer forma o progresso e o desenvolvimento da nossa região tem que ser pensado a longo prazo, e essa luta da travessia a seco se torna cada vez mais digna e necessária. Sem sombra de dúvida a Prefeitura de São José Norte vai continuar unida nessa frente, pela retomada deste estudo, e na busca de parcerias público-privadas que possam viabilizar esse projeto”, finalizou a prefeita do Norte.

  

  

 

Acessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!