Atendimentos de emergência vinculados a saúde mental são tema de reunião na Secretaria de Saúde
02/10/2019 14:36 em Variadas

Na última quinta-feira (26) o secretário de Saúde, Maicon Lemos, recebeu em seu gabinete representantes da Coordenação do SAMU Estadual, da Coordenação da Regulação de Saúde Mental Estadual e da Brigada Militar de Rio Grande. A reunião teve por objetivo o diálogo a respeito da preocupação a respeito do crescente número de intercorrência de saúde mental.No município de Rio Grande, a área de saúde mental chegou a 20% das ocorrências de urgência, e segundo dados constatados, tem apresentado considerável crescimento em todo estado gaúcho.

Como encaminhamentos foram elencadas  capacitações integradas entre os órgãos envolvidos e também a Secretaria de Estado da Saúde.  “Estamos implantando no Estado uma central de atendimento ligada ao 192 com a presença de psiquiatras para melhor atender estas intercorrências”,  anunciou o Diretor de Regulação de Saúde Mental, Dr. Ernani Robin, durante a reunião em Rio Grande. “Nossa vinda até aqui foi no sentido de construirmos juntos alternativas para sanar dificuldades nesta especialidade tão sensível”, destacou.

O secretário Maicon Lemos agradeceu o envolvimento das instituições representadas no encontro e ressaltou a importância de um trabalho conjunto.“Buscamos desenvolver a qualificação de um protocolo especial para estes atendimentos, para que seja referência para outros municípios gaúchos que, assim como Rio Grande, sofrem o aumento deste tipo de atendimento nas urgências e emergências”, ressaltou.

 

Acessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!