Setembro Amarelo: Rio Grande ganha espaço para CVV na Secretaria da Saúde
01/10/2019 13:07 em Variadas

O Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, encerrou em Rio Grande com a entrega de uma sala nas dependências da Secretaria de Município da Saúde, que será a referência do Centro de Valorização da Vida (CVV) no município. As chaves da sala, que leva o nome de Oli Jesus Amaral e Silva, foram entregues pelo secretário da SMS, Maicon Lemos, durante solenidade nesta segunda-feira (30) à tarde.

Maicon citou que, semana passada, em conversa com a coordenação estadual de Saúde Mental, debateu sobre o crescente número de casos de suicídio no estado. Disse que “é necessário fazermos algo e criarmos estes espaços de escuta para podermos conversar com as pessoas e seus familiares que estão com necessidade de serem ouvidas”. Toda a parceria que potencializa esse trabalho é importante, acentuou o secretário.

Para buscar atendimento no CVV, a pessoa interessada deve ligar para o número 188. A ligação é gratuíta, durante 24 horas. Porém, ainda não existe prazo para o início dos trabalhos, pois os 50 voluntários que farão o atendimento às pessoas que buscarem no CVV estão em treinamento num curso oferecido pelo CVV nacional em parceria com o Ministério da Saúde.

No ato de entrega da sala compareceram Adriane Netto de Oliveira, representante da Furg no comitê CVV, Aline Stanford (presidente do Comitê CVV), Cláudia Degani Aguiar (coordenadora do CVV), o vereador Charles Saraiva, outros profissionais da área de Saúde Mental da SMS.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Após a solenidade, o secretário Maicon Lemos repassou à coordenadora municipal de Saúde Bucal da SMS, Daniela Lourenço a premiação recebida pelo município na etapa estadual do Prêmio Nacional CFO (Conselho Federal de Odontologia) de Saúde Bucal. Rio Grande ficou em terceiro lugar na etapa do estado, na categoria dos municípios entre 100.001 e 500 mil habitantes, sendo agraciado com certificado de Menção Honrosa.

 

Assessoria de Comunicação /PMRG

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!