Nota da Vigilância Epidemiológica sobre caso de H1N1 em Rio Grande
16/07/2019 19:43 em Variadas

A Secretaria de Município da Saúde de Rio Grande, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que em 2019 foram notificados cinco casos suspeitos de gripe A no período de maio a julho e que foi confirmado o primeiro caso de Gripe H1N1 no município do Rio Grande. Trata-se de um jovem, não vacinado que apresentava comorbidades e por tal motivo pertencia aos grupos prioritários.

Lembramos que a Influenza é uma Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, de evolução limitada podendo apresentar-se de forma grave e levar ao óbito.

É sabido que a vacina é um meio de prevenir a gripe, mas não devem ser ignoradas as medidas gerais de prevenção que visam reduzir o risco de transmissão na população, tais como: higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração; evitar visitas a hospitais; ventilar os ambientes.

Informamos que até o dia 19 de Julho as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde. A partir do dia 22 de Julho o estoque ainda existente estará centralizado na unidade de saúde Rita Lobato.

Nos dias 17 e 19 de Julho a vacina também será ofertada no largo Dr. Pio através da Unidade Móvel da Secretaria de Município da Saúde.

 

Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Rio Grande

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!