Há pouco mais de dois meses, a Escola Municipal de Iniciação Esportiva Ney Amado Costa está funcionando em novo endereço: rua Marechal Floriano Peixoto, nº. 122. Até então, a Escola funcionou, desde a sua criação, no Ginásio Farydo Salomão da Praça Saraiva. “Apesar de ser um local adaptado, que não foi construído para atender às necessidade da nossa Escola, é perfeitamente possível desenvolver as nossas atividades com os(as) nossos(as) alunos. Não há um prazo para voltarmos, pois estamos dependendo, agora, do processo licitatório para a realização das reformas no Ginásio, uma vez que a verba já existe”, explicou Claudinei Costa, diretor da Escola.
Atualmente, a EMIE Ney Amado Costa atende a cerca de 250 crianças, com idades entre 06 a 17 anos. Hoje, a Ginástica Artística tem um diferencial na Escola: são realizadas duas aulas por semana, além de uma aula de Balé, direcionada para dar base à Ginástica Artística, onde são trabalhados o equilíbrio, a força e a postura, elementos fundamentais para essa modalidade.
“Também temos um grupo composto por 152 idosos(as), que fazem aula de Dança e Alongamento. Essas atividades são uma continuidade do Projeto Rio Grande em Ação, que infelizmente neste ano não conseguiu captar recursos. Nós não quisemos abandonar essas pessoas, então acabamos absorvendo-os, de uma maneira mais restrita, mas sem abandoná-los”, declarou Claudinei.
A EMIE Ney Amado Costa conta atualmente com 11 professores(as) e alguns deles possuem especialização em Ginástica. “Formamos aqui um grupo muito bom, que consegue manter a escola cada vez melhor. Estamos muito felizes, mesmo sabendo que este não é o nosso espaço. Nosso espaço é o Ginásio Farydo Salomão, na Praça Saraiva, que a atual administração comprometeu-se em arrumar, para que nós possamos voltar para lá e desenvolvermos todas as nossas modalidades esportivas, como basquete, vôlei, futsal, etc”, explicou Claudinei Costa.
A EMIE Ney Amado Costa segue com o futebol de campo na Praça Saraiva, onde, duas vezes por semana, dois professores se deslocam para lá: um para dar aula de futebol e outro para dar o respaldo da Secretaria da Escola, realizando as inscrições para esse esporte, uma vez que seria difícil os responsáveis pelas crianças deslocarem-se até o Centro para realizar a inscrição.
Assessoria de Comunicação / PMRG