Prefeitura viabiliza entrega de agasalhos e alimentos para aldeias indígenas
Variadas
Publicado em 27/06/2019

Uma parte dos agasalhos e alimentos arrecadados na última edição do 4º Festival Rap contra o Frio, realizado pelo rapper e arte educador Dizéro, no começo do mês, no Teatro Municipal, foi entregue nesta quarta-feira (26) aos integrantes das três aldeias indígenas do município do Rio Grande. A entrega realizada pelo próprio músico foi acompanhada pela coordenadora do Comitê Intersetorial da Política Indigenista da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Tatiana Freitas.

O 4º Festival Rap contra o Frio arrecadou cerca de 2.000 peças de roupas e 300 quilos de alimentos. Além das comunidades indígenas, outras entidades foram beneficiadas com a arrecadação deste material, esclarece Dizéro. Os agasalhos vão ser distribuídos para cerca de 150 indígenas, nas três aldeias, sendo duas guaranis e uma Kaingang. Uma delas fica localizada no Horto Municipal do Cassino, outra está situada no distrito Domingos Petroline e uma na Estrada da Palma.

Conforme Tatiana Freitas, um dos objetivos do Comitê é articular com agentes sociais e outras instituições apoios para manter, no mínimo, a dignidade das populações indígenas residentes no município do Rio Grande. Por meio da Secretaria de Município da Cultura (SMC), a Prefeitura tem garantido uma parceria com o Movimento Rap contra o Frio e “partiu desse movimento fazer o repasse de uma parte do que é arrecadado para as comunidades indígenas”. 

Tatiana esclarece que a Prefeitura, por meio do Comitê, viabiliza a entrega, ou nas próprias aldeias ou trazendo as lideranças para receber na cidade. Desta vez, as doações foram realizadas nas dependências do Teatro Municipal. Uma das lideranças indígenas que recebeu foi a cacique Talcira Gomes (Yva Mbe), da aldeia em Domingos Petroline.

A coordenadora afirma que é uma contribuição necessária e ajuda muito na manutenção das comunidades, onde vivem muitas crianças e cuja principal renda vem da venda de artesanato. “Se não há renda oriunda dos artesanatos, não há como se sustentar. Todas as doações, tanto em agasalhos como em alimentos, são imprescindíveis”, lembrou a coordenadora do Comitê, acrescentando que essa é a terceira vez que o Movimento Rap contra o Frio realiza esse tipo de ação.

 

 

Acessoria de Comunicação/Prefeitura Minicipal da Cidade do Rio Grande

Comentários
Comentário enviado com sucesso!