Mais de 6 mil castrações de animais já foram realizadas pela Prefeitura
24/06/2019 13:49 em Variadas

Criada através da Lei Municipal n° 7.581 de 1° de abril de 2014, a Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos Animais (CMDDA), orgão vinculado à Prefeitura Municipal do Rio Grande, promove no âmbito do município ações educativas, esterilização cirúrgica de cães e gatos, verificação de denúncias de maus tratos aos animais e o atendimento clínico de animais em vulnerabilidade.

         No dia 4 de setembro de 2015, as atividades da Coordenadoria começaram efetivamente, por meio do atendimento da Unidade Móvel de Esterilização Cirúrgica (Castramóvel) nas zonas que delimitam bairros e distritos da nossa cidade. Somando-se ao atendimento ao público realizado na sua sede, que está localizada na Rua General Bacelar, n° 503, juntamente a Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA).

         As atividades são realizadas através da equipe formada pela coordenadora de Defesa dos Direitos Animais, Maria de Fátima Maier, o secretário de município do Meio Ambiente, Eduardo Morrone e pelos médicos veterinários Lisiane Lessa, Marcelo Pereira ( responsável pelo atendimento aos cavalos e denúncias de maus-tratos) e Rafael Homrich.

        Desde o ano de 2015, a equipe vem registrando o número de procedimentos que estão sendo realizados, em vista de atender às políticas públicas voltadas à defesa e promoção dos direitos animais no nosso município. O financiamento das atividades provém do Fundo Municipal dos Direitos Animais, para atender as demandas do Programa Permanente de Controle Populacional de Animais Domésticos de Pequeno Porte, ambos instituídos na mesma lei de criação da Coordenadoria.

         O Programa implementa a esterilização cirúrgica como método oficial de controle populacional de animais caninos e felinos em Rio Grande. O procedimento é oferecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, porém é necessário que exista um responsável, seja dono ou tutor temporário de um animal de rua, para que faça os cuidados e arque com as despesas dos medicamentos do pós-operatório.

         Até o momento, já foram registrados cerca de 6.600 castrações tanto de cães como de gatos em Rio Grande, todos eles realizados pela Coordenadoria. Além deste trabalho, a Coordenadoria realiza atividades educativas e rodas de conversas em instituições, como escolas da rede pública e privada de ensino, com o intuito de discutir a pauta e promover a conscientização das pessoas a respeito do tema. A Coordenadoria está localizada na Rua General Bacelar, n° 503 – bairro Centro. Os contatos são (53) 3233-7275 ou o e-mail cmdda@riogrande.rs.gov.br .

    

 

Acessoria de comunicação/Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!