Campanha do Agasalho 2019 já arrecadou mais do que o dobro da ação anterior
18/06/2019 14:15 em Variadas

A Campanha do Agasalho 2019 já recebeu a doação de 576.485 mil peças de roupas, calçados e itens de cama, mesa e banho nas nove regionais da Defesa Civil no Estado desde o início da campanha, em 9 de maio. 

O total arrecadado nestes 40 dias de ação representa mais do que o dobro do volume coletado durante toda a campanha do ano passado, que contabilizou a doação de 267.199 peças. A campanha deste ano ainda não tem data de encerramento. 

Na Central de Doações, em Porto Alegre, já foram reunidos 89 mil itens; no interior, 487 mil peças de roupas e calçados. Até o momento, Serra e Planalto são as regiões com o maior número de doações. 

Depois de um processo de triagem, o material é destinado a instituições beneficentes e prefeituras gaúchas. Onze entidades e 34 municípios já foram contemplados. No interior do Estado, a triagem e a distribuição são realizadas nos próprios municípios. 

Atualmente, 41 prefeituras e 52 entidades assistenciais estão na fila aguardando doações. As peças arrecadadas serão destinadas a pessoas carentes em situação de vulnerabilidade social, idosos e vítimas de enchentes.

A Campanha do Agasalho do Estado foi lançada no início de maio, cerca de um mês antes dos anos anteriores, para que fosse possível fazer a distribuição de forma antecipada. A ideia é atender aos pedidos antes do período de frio mais acentuado.

A prioridade desta edição são as roupas infantis – tanto de bebês como de crianças maiores –, que têm sido consideradas o ponto fraco da arrecadação. Também podem ser doados cobertores, artigos de cama, mesa e banho, calçados, meias, produtos de higiene e limpeza, além de alimentos não perecíveis e cestas básicas. As peças encaminhadas precisam estar limpas e em bom estado.

A parceria com o aplicativo 99 Pop é outra novidade da edição 2019 para auxiliar no transporte das roupas e alimentos até os pontos de coleta. Ao utilizar o código “agasalho99” no serviço de viagens particulares, o usuário receberá um desconto de 20% nas corridas de ida e volta até o local de entrega da doação.

Total arrecadado em cinco semanas

Roupa adulto: 434.016 unidades
Roupa infantil: 94.372 unidades
Calçado adulto (maior que nº 35): 26.696 pares
Calçado infantil (menor que nº 34): 9.499 pares
Itens de cama, mesa e banho: 11.607 unidades

Onde doar

Quem for assistir aos jogos do Brasil em telões no Anfiteatro Pôr do Sol, onde está montada a estrutura da Arena N° 1, pode levar peças de roupas e contribuir com a campanha. Na entrada do evento, a equipe da Defesa Civil receberá as doações.

PROGRAMAÇÃO

18/6 (terça) – transmissão do jogo Brasil x Venezuela
Horário do evento na Arena N° 1:  16h à meia-noite
Show: Gabriel Farias e Rodrigo

22/6 (sábado)  – transmissão de Brasil x Peru
Horário do evento na Arena N° 1: 14h às 22h
Show: Chimarruts

Outros pontos de coleta:

– Central de Doações da Defesa Civil do RS (av. Borges de Medeiros, 1.501, térreo  Centro Administrativo do Estado, bairro Praia de Belas, Porto Alegre)

 Edifício-sede do Daer (av. Borges de Medeiros, 1.555, bairro Praia de Belas, Porto Alegre), assim como nas superintendências regionais

 Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros

 Coordenadorias regionais da Defesa Civil: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Caxias do Sul, Passo Fundo, Lajeado e Frederico Westphalen 

– Supermercados Zaffari (36 pontos de coleta)

 Farmácias São João (267 pontos de coleta)

 Unidades do SescRS (66 pontos de coleta)

 Praças de pedágio da EGR

Parceiros da Campanha do Agasalho 2019: 99 Pop, Fecomércio-RS, SescRS, Sindilojas Porto Alegre, Sindifisco-RS, Icatu Seguros, Rio Grande Seguros e Previdência, Panvel Farmácias, GM, Zaffari, Farmácias São João e Assosíndicos-RS.

Secom / Governo do RS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!