Final do 2º torneio de xadrez da Fase reúne na capital jovens de todo o Estado
23/05/2019 13:47 em Variadas

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) realizou na quarta-feira (22/5), no auditório da Sede Administrativa, em Porto Alegre, as finais do 2º Torneio de Xadrez. A competição envolveu, ao todo, quase 300 adolescentes de ambos os sexos que cumprem medida de internação e semiliberdade em todos os centros de atendimento da fundação no RS.

Na etapa inicial da disputa, cada unidade da Fase promoveu um torneio local entre os socioeducandos com partidas disputadas através do sistema suíço, com cinco rodadas de 30 minutos cada. Os campeões e vices do interior, resultantes dessas competições, vieram a Porto Alegre para disputar as finais com os vencedores das unidades da Capital.

Ao destacar a importância de fomentar a prática desportiva nas unidades da fundação, o presidente da Fase, Robson Luis Zinn, agradeceu o empenho dos profissionais de educação física e agentes socioeducadores envolvidos em todas as etapas do processo. “O sucesso dessa atividade é coletivo”, disse. Ao final do evento, Zinn anunciou para dezembro deste ano a realização do 3º Torneio Geral do Jogo de Xadrez.

O idealizador da competição e coordenador do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), Isair Abrão, destacou que o esporte é fundamental para a ressocialização dos jovens. “É uma ferramenta que estimula a concentração, o raciocínio lógico e a ética. Serve para ensinar a pensar antes de agir, mostrando aos jovens que é preciso refletir sobre as decisões”, afirmou.

Vencedores

A proposta de inserir o jogo de xadrez na Fase passou pela capacitação de servidores para, na sequência, serem criadas oficinas nas unidades com a participação dos jovens e funcionários. Posteriormente, iniciaram as disputas e os torneios internos. Os três primeiros colocados da competição de âmbito estadual receberam troféus, e todos os participantes ganharam medalhas.

A unidade campeã do torneio foi o Centro de Atendimento Socioeducativo em Semiliberdade (Casemi) de Santa Maria, seguido pelos centros de atendimento socioeducativos de Caxias do Sul e de Passo Fundo.

Acessoria de Imprensa/Governo do Estado do Rio Grande do Sul

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!