Ilha dos Marinheiros recebeu ação da campanha Maio Vermelho
22/05/2019 15:13 em Variadas

A Secretaria de Município da Saúde (SMS) de Rio Grande, através das suas equipes de saúde bucal, está intensificando, nesse mês de maio, a conscientização da população rio-grandina a respeito da prevenção do câncer de boca, além da realização de exames de saúde bucal pelo dentista para diagnóstico precoce, visto que esse profissional é o mais indicado e qualificado para identificar esse tipo de lesão. Durante o dia de ontem (21) as ações da campanha foram realizadas na Ilha dos Marinheiros.

Mesmo com a terça-feira chuvosa, os dentistas da equipe de Estratégia de Saúde da Família Lisandra Costa, Cristine Perez e Giordano Sória, junto a duas auxiliares de saúde bucal, realizaram 21 exames de saúde bucal em pacientes previamente avaliados pela equipe de saúde da UBS da ilha. Além dos exames os pacientes foram orientados sobre correta higiene oral e importância na realização do auto-exame do câncer de boca, assistiram a palestras educativas e receberam orientações sobre prevenção do câncer bucal.

Amanhã, quinta-feira (23), as 12 equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família, localizadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família(UBSF) do Povo Novo, Quintinha, Quinta, Santa Rosa, Cidade de Águeda, Castelo Branco, Profilurb, São João, São Miguel I, Aeroporto e Marluz estarão de segunda a sexta feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h, intensificando as ações de educação em saúde para prevenção do câncer de boca. Realizando atividades em salas de espera, palestras nos grupos educativos e palestras nas escolas de abrangência da UBSF, além de haver livre demanda durante esse mês ao acesso de pacientes que necessitam avaliação de saúde bucal, ou somente para aprender a técnica de realização do auto exame para prevenção do câncer de boca.

No sábado dia 25 de maio de 2019, das 9h às 17h, no largo Dr. Pio a SMS vai realizar através de suas equipes de saúde bucal, uma ação para educação em saúde, promoção e avaliação de saúde bucal com a finalidade de detecção precoce do câncer de boca. Ambas as atividades dos dias 23 e 25 serão abertas ao público que procurar os locais.

A unidade móvel odontológica, que atua nas demais unidades básicas de saúde da família que não possuem dentista, estará durante esse mês também realizando, após seus atendimentos em cada UBSF, ações educativas junto a unidades, para conscientização da população sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce.

No prédio da SMS, o serviço de atendimento odontológico é oferecido do terceiro andar, onde os cirurgiões dentistas estão realizando o exame bucal, ensinando o autoexame para diagnóstico precoce e dando orientações de prevenção de segunda a sexta–feira, das 08h às 12h.

A unidade de saúde Dr. Newton Azevedo localizada no Balneário Cassino realizará as mesmas atividades de diagnóstico, orientação e prevenção nas segundas e quartas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde (8h às 12h e das 13h as 17h), durante o mês de maio. A unidade de Saúde Dr. Armando Gatti, localizada no bairro Parque Marinha, ofertará as ações em saúde todas às tardes de segunda a quinta-feira (13h às 17h).

                            

 

O Maio Vermelho

A ação em saúde “Maio Vermelho: Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca” é uma ação integrativa proposta pelo Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Regional de Odontologia, Faculdades de Odontologia e seus Centros de Diagnósticos de Doenças da Boca em parceria com as Secretarias de Município da Saúde, com a finalidade de educar a população na prevenção e diagnóstico precoce dessa doença silenciosa que têm altos índices de mortalidade no país.

 

Acessoria de imprensa/Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!