Educação a Distância da FURG obtém nota máxima na avaliação do MEC
08/05/2019 13:48 em Variadas

O empenho da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para democratização e interiorização do acesso ao Ensino Superior, pelos cursos e programas de Educação a Distância (EAD), passou por avaliação local de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), de 22 a 24 de abril. Pela qualificação de suas atividades, a universidade recebeu o conceito cinco, a maior nota possível para essa avaliação. O objetivo desse processo, periódico, é verificar a condição da universidade para permanência de seus projetos educacionais na modalidade.

Para a reitora da FURG, Cleuza Dias, o conceito de excelência atribuído pelo MEC, além de reconhecer o trabalho na EAD desenvolvido desde 2007, mostra a qualificação de toda a estrutura da universidade, mobilizada para oportunizar os cursos e programas de Educação a Distância. “A avaliação retrata a universidade como um todo; a qualidade do trabalho que temos desenvolvido nesta área desde 2007”, observa.

Na avaliação de recredenciamento, são consideradas todas as áreas da universidade e questões específicas da modalidade a distância. A Comissão de MEC acompanhou presencialmente os processos da Universidade: verificou a sua infraestrutura, a qualificação de seu corpo de professores e técnico-administrativos, sua proposta pedagógica, planejamento e instrumentos de avaliação institucional e políticas acadêmicas e de gestão. “[O reconhecimento] é um aspecto muito positivo que se soma a outras avaliações de cursos que temos recebido nos últimos anos. Estamos muito felizes com esta nota, que é importante para Rio Grande e para todos os municípios que têm polo e exercem a educação a distância de forma qualificada", comemora.

Com atuação desde 2007 pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a FURG já desenvolveu ações em 24 polos de apoio presencial no interior do Estado, com a oferta de 20 cursos, entre aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação. Atualmente, 11 regiões são atendidas pelos cursos de graduação e pós-graduação da FURG, mobilizando cerca de 800 estudantes. Em 2019, está previsto o início de atividades de dois cursos de especialização: Educação em Direitos Humanos e Língua, Literatura e Ensino: Teoria e Prática, abrangendo as regiões de oito polos.

Reconhecimento e perspectivas

O reconhecimento do histórico de trabalho da FURG na modalidade, há mais de 12 anos, oportuniza a ampliação das ações da Instituição com essa proposta pedagógica. “Isso enaltece a forma como desenvolvemos a formação inicial e continuada de professores e tutores, a coerência no gerenciamento de investimentos na infraestrutura e na organização da equipe multidisciplinar para apoio técnico e pedagógico aos envolvidos nas distintas modalidades educativas”, avalia o secretário de Educação a Distância da FURG, Valmir Heckler.

A Instituição, selecionada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) para integrar o programa Ciência é 10, está em processo de elaboração da oferta de curso de Especialização em Ensino de Ciências, voltado aos anos finais do Ensino Fundamental. Essa oportunidade, entre outros fatores, é resultado da o reconhecimento da atuação da FURG na área de Ensino de Ciências, pelo curso de Licenciatura a Distância, também recentemente avaliado com conceito de excelência pelo MEC. Outros projetos, conforme o secretário, como mestrados e doutorados a distância, estão nas fases iniciais de idealização.

A FURG também é polo EAD

A FURG passou em 2018 a ser integrada ao Sistema UAB; aprovada pela qualificação técnica e de recursos humanos para a condição de polo associado. O polo é uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino-aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância.

A participação da FURG como polo permite a oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância da FURG e de outras instituições integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na estrutura da própria Universidade. Já estão em andamento no polo abrigado pela FURG, com 70 estudantes matriculados, os cursos de Especialização para Professores de Matemática e em Gestão Pública Municipal. Em 2019, o polo receberá também os estudantes dos cursos de Especialização em Direitos Humanos e Língua, Literatura e Ensino: Teoria e Prática.

 

Acessoria de comunicação/FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!