Prefeitura inaugura sábado feira livre no bairro Vila São Miguel
03/05/2019 13:20 em Variadas

Mais uma opção de feira livre vai ser inaugurada em Rio Grande, no sábado (4). A partir das 7h e até as 13h, e sempre nesse dia da semana, os moradores do bairro Vila São Miguel e adjacências vão poder comprar na feira localizada na rua Teixeira de Freitas, entre as ruas Barão de Laudário e Cristóvão Pereira de Abreu. Inicialmente, vão ser cinco bancas com produtos variados à disposição dos consumidores. “Mas o espaço comporta até 12 bancas”, adianta o secretário adjunto de Desenvolvimento Primário (SMDP), Cledenir Vergara.

De acordo com Vergara, a feira não vai ser instalada nesta localidade por acaso. “Ela foi baseada numa análise sócio-econômica, finalizada no ano passado, a partir de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EVI) e um Estudo de Tráfego (ET). Os estudos apontaram que os moradores aprovaram em 100% a instalação da feira naquela localidade.

O EVI é um documento técnico, com base em lei municipal, para a concessão de licenças e autorizações de construção, ampliação ou funcionamento de empreendimentos ou atividades que possam afetar a qualidade de vida da população residente na área ou nas proximidades. Já o ET consiste no número máximo de veículos esperado que se supõe irá passar por uma via, somado ao projeto viário de acesso por um determinado trecho de uma faixa ou pista durante um período de tempo determinado.

Os estudos identificaram, também, que as feiras mais próximas para os moradores do bairro Vila São Miguel estavam localizadas na rua Olavo Bilac, bairro Junção, e outra na rua João de Magalhães, quase no final do próprio bairro Vila São Miguel.

Para os feirantes interessados em ocupar os espaços ainda vagos na feira a ser inaugurada no sábado, Cledenir Vergara informa que as vagas estão disponíveis para quem tem cadastro junto à Secretaria de Município de Desenvolvimento Primário. Atualmente, são mais de 290 feirantes cadastrados que obedecem um decreto regulamentando todas as feiras do município.

 

Bairro São João

O secretário adjunto adiantou que já está em estudo a instalação de mais uma feira, desta vez, no bairro São João. Cledenir explica que existem “lacunas” na cidade mostrando a necessidade de mais espaços com feiras livres. Há um estudo geral indicando que o bairro pode receber uma feira livre. Porém, “um estudo localizado, com a população sendo questionada, a exemplo do que houve no bairro São Miguel, vai confirmar ou não a instalação da nova feira no bairro”.

 

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Rio Grande

  0
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!