Vigilância em Saúde alerta para o 17º foco de Aedes aegypti encontrado no município
16/04/2019 13:57 em Variadas

A Vigilância em Saúde do Município do Rio Grande alerta a população rio-grandina que foram encontrados três novos focos positivos de Aedes aegypti e Aedes albopictus na cidade, totalizando agora 17 (dezessete) focos dos mosquitos transmissores da dengue, encontrados só nestes primeiros meses de 2019.

Os novos focos foram encontrados nas regiões do Porto Novo, Aeroporto, Vila Maria, em amostras de armadilhas colocadas pelos Agentes de Combate às Endemias. Os dois últimos locais são recorrentes, onde os focos tem se repetido. Os agentes da Vigilância retomam as visitações nessas localidades a partir desta sexta, 12, em busca de possíveis criadouros em alertando a população desses bairros, especialmente, para que mantenham os cuidados com seus pátios, jardins e residências. Os focos anteriores foram identificados na Cidade Nova, Centro, Senandes, Vila Maria, Aeroporto e Bernadeth.

O Comitê Municipal de Combate à Dengue esteve reunido nesta terça-feira (09) para discutir a situação epidemiológica do município e desenvolver estratégias de combate aos focos. O grupo alinhou a intensificação do trabalho de conscientização junto à população das medidas que obrigatoriamente devem ser adotadas para impedir a proliferação do mosquito.

O trabalho será intensificado, principalmente, nas áreas em que os focos tem sido recorrentes. Além da vistoria dos agentes, com tratamento de água parada, serão promovidos mutirões para a retirada de entulho dos locais em que os focos tem surgido.

Entre as ações já está em curso também o treinamento de 13 novos agentes de combate às endemias, que nas próximas semanas se unem aos profissionais que já estão em campo fazendo o corpo a corpo nas casas e comércios da cidade. Outros 25 novos agentes aprovados via processo já foram convocados pela Prefeitura do Rio Grande para o comparecimento na Secretaria de Município e Gestão Administrativa para o curso introdutório. A publicação foi realizada na última sexta-feira, 5.

Para auxiliar os agentes comunitários de saúde nos mutirões, cujo cronograma operacional deve ser fechado até o final desta semana, a Prefeitura treinará cerca de 20 voluntários. Além do voluntariado, equipes de servidores das secretarias de Serviços Urbanos (SMCSU), de Insfraestrutura (SMI) e Defesa Civil também estarão atuando na linha de frente destes mutirões para a retirada de lixo entulhos que estejam colaborando com a proliferação do vetor.

 

Campanha em tvs, rádios e redes sociais

Audiovisuais e materiais gráficos educativos da Administração Municipal alertando para os riscos da dengue e o número crescente de focos no município devem começar a circular ainda esta semana nos canais oficiais da Prefeitura, assim como nas mídias locais.

A Vigilância em Saúde e pede à população que fique atenta à visita dos Agentes de Endemias. Que os recebam nas residências e auxiliem no trabalho de identificação de criadouros, pois os meses de abril e maio propiciam uma maior proliferação de mosquitos dessa espécie devido à alta pluviosidade (chuvas), intercalado com calor intenso. Quando há chuva aumenta a oferta de criadouros e quando a temperatura aumenta, aumenta também a velocidade do desenvolvimento da fase de vida do mosquito.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas, por exemplo. Tem hábitos diurnos, se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros.

Para que se possa combater a reprodução desse mosquito e a proliferação da doença é preciso tomar algumas medidas de prevenção dentro de casa, como por exemplo:

 

Tampe os tonéis e caixa d’água;

Mantenha as calhas sempre limpas;

Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

Mantenha lixeiras bem tampadas;

Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

Preencha pratos de vasos de plantas com areia;

Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha

 

Assessoria de Comunicação/PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!