Lançada 49ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul
25/03/2019 21:30 em Variadas
Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) foram lançados na manhã desta segunda-feira (25), em cerimônia na Secretaria da Educação. Estiveram presentes  o secretário da Educação, Faisal Karam, o secretário adjunto da Secretaria do Esporte e Lazer, Jader Maretoli, além de representantes das Coordenadorias Regionais de Educação e membros da comunidade escolar. 
 
A previsão é que cerca de 140 mil estudantes, de 2 mil escolas, participem das competições. As disputas da primeira fase, no âmbito municipal, se iniciam em abril. Em sua 49ª edição, os jogos terão como novidade mais uma modalidade paralímpica, a bocha olímpica.
 
Ao lado do tênis de mesa e do atletismo, a bocha se tornará outra opção de esporte para aqueles estudantes que tenham alguma limitação física. Em sua fala, o secretário Karam ressaltou a relevância histórica da competição e a importância do avanço da inclusão social. “Queremos que os Jergs ofereçam, além de uma oportunidade de incentivo ao esporte nas escolas, experiência de vida aos estudantes. A participação de alunos com deficiência é fundamental para que cada vez mais possamos incluir esses jovens em seus ambientes escolares e na sociedade”, afirmou.
 
Práticas esportivas
 
Os Jergs estimulam a prática esportiva em todas as escolas públicas, mobilizando a comunidade escolar em prol do esporte educacional nas seguintes modalidades:
 
- Atletismo
- Basquetebol
- Futsal
- Handebol
- Tênis de Mesa
- Voleibol
- Xadrez
- Além de Atletismo e Tênis de Mesa para alunos com deficiência.

 
As disputas ocorrem nas categorias Infantil (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos), nas categorias masculino e feminino.

As competições ocorrem em quatro fases: Municipal, por Coordenadoria, Regional e Final Estadual. O campeão dos Jergs participará da Seletiva RS, cruzamento das escolas públicas e privadas, para os Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional).
 
Secom / Governo do RS
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!