O vice-presidente de infraestrutura da Federasul, coordenador do Movimento Aliança Rio Grande e presidente da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, Antônio Carlos Bacchieri Duarte, participou na última quarta-feira, 30, do Terceiro Encontro dos Municípios Hidroviários do RS, na sede da Famurs, em Porto Alegre. O evento ocorreu em parceria com a Associação Hidrovias do Rio Grande do Sul (HidroviasRS) e reuniu cerca de 60 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários, servidores e técnicos municipais, autoridades, entidades e empresas relacionadas ao sistema hidroviário.
Nesta edição, com o tema “Caminhos para o Desenvolvimento”, o evento buscou despertar o interesse no transporte hidroviário para geração de riquezas, empregos, novas empresas e tributos, tanto para o Estado quanto aos municípios contemplados. Bacchieri em sua fala destacou a importância da desburocratização na construção e gestão de terminais fluviais e dos gargalos que envolvem o transporte hidroviário. “Precisamos avançar nessa área que poderá tornar o estado muito mais competitivo e a Federasul é parceira e apoia iniciativas para ampliar o uso desse modal. Precisamos desburocratizar para criar estruturas simples que permitam maior agilidade e competitividade para a hidrovia”, conclui.
Hidrovia RS
A HidroviasRS foi criada em maio de 2018 através de uma parceria entre a Famurs, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e outras empresas que utilizam o transporte por água. A entidade é uma associação civil, sem fins lucrativos.
A iniciativa surgiu a partir da necessidade de despertar interesse e mostrar à sociedade a importância dos recursos naturais existentes no Estado e que possuem grande potencial para o desenvolvimento de hidrovias. Entre os objetos das empresas associadas estão propor sugestões para assegurar a plena navegabilidade do Sistema Hidroviário Interior, elevando, desta forma, a competitividade dos produtos transportados e a sustentação dos empreendimentos que se instalarem às margens das hidrovias. Além disso, a associação busca mobilizar os setores público e privado para reunirem esforços visando estimular o desenvolvimento econômico e social das regiões lindeiras às hidrovias.
Via : André Zenobini/ Assessoria CDL