A 48ª Expointer inicia neste sábado (30) unindo o futuro e o legado da história gaúcha
Abertura dos portões ocorreu nesta manhã com a expectativa de receber cerca de 800 mil pessoas em nove dias
Publicado em 30/08/2025 15:25
Variadas

Os portões da 48ª Expointer foram abertos às 8h, com volume de público considerável no aguardo em filas, na manhã deste sábado (30/8), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A expectativa dos primeiros visitantes era otimista. “O evento será um dos maiores e o mais bonitos, com muita exposição de animais, da agricultura familiar e de maquinários. Acho que vai ser muito bom”, afirmou Gorete Rossi, de Porto Alegre.

Vindo de São João Batista (SC), os agricultores Marcondes da Silva e Lúcia Demétrio da Silva visitam a feira pela primeira vez. “Venho para ver como é que funciona. Acho que vai ser um sucesso. Já tão cedo e um monte de pessoas aqui”, disse Marcondes. “De manhã cedo e o parque já tá lotando”, completou Lúcia.

Já o casal Taís Cardoso e Maurício Silva, de Guaíba, trouxe a filha Letícia, 7 anos, que foi enfática no que queria ver os primeiros animais. “As chinchilas!”. “Um evento muito bacana, show de bola. E acima de tudo, eu acho que há uma harmonia entre o pessoal, né? Amizade. Oportunidade de fazer amigos novos”, enfatizou Maurício.

 

Fila de visitantes na entrada da 48ª Expointer, em Esteio (RS). A imagem mostra um grande grupo de pessoas passando pela catraca de acesso, sob uma cobertura metálica. Funcionários, vestidos com camisetas pretas, realizam a conferência dos ingressos nos celulares do público. Ao fundo, mais pessoas aguardam na fila para entrar no parque de exposições. O ambiente está iluminado pela luz do sol da manhã.
Visitantes formaram filas no início da manhã deste sábado (30) para ingressar no parque - Foto: Luís André/Secom

 

A família Scoppel, representando Glorinha e Gravataí, veio com avó, pai, mãe, filho e filha. “Que tudo corra tudo bem”, desejou Dona Nilde Scoppel. “Que seja uma grande Expointer, com bastante vendas e traga muito lucro para o Estado”, reafirmou o soldador Volnei Scoppel.

A mãe, Vanise Lopes, auxiliar de lavanderia, complementou. “A ideia é aproveitar bastante com a família. Curtir que é o nosso momento agora”. A filha Franciele desejava ver toda a exposição. Já o filho, Vitor Joaquim, tinha o foco nos bichos.

Soberanas

As soberanas da Expointer recepcionaram o público na entrada dos portões. “A gente espera bater recordes. Tem muitas novidades na feira junto com inovação e melhorias no parque”, proferiu a Primeira Princesa, de Guaíba, Karen Redante. “Nós esperamos todos com muito carinho e com muito amor”, vibrava a Segunda Princesa, de Venâncio Aires, Larissa Maciel.

 

Em um espaço coberto por tenda, um casal dança em trajes típicos gaúchos e de festa tradicional. A mulher usa vestido bordado vinho com faixa de princesa, enquanto o homem veste bombacha, camisa branca, lenço vermelho e chapéu. Atrás deles, outras jovens com vestidos semelhantes acompanham a cena, e um grupo de músicos toca instrumentos de sopro, como trombone e tuba. Pessoas ao fundo aplaudem e registram o momento com celulares. O ambiente transmite alegria e celebração cultural.
Além de infraestrutura renovada, público terá acesso a diversos espaços como de cultura e de lazer - Foto: Luís André/Secom

 

Já a Rainha Fernanda Haack , de Seberi, estava entusiasmada. “Esse ano está incrível! Muita tecnologia, inovação e genética. Muitas raças de animais. Então, que o público venha surpreender com todas as maravilhas que tem aqui.” A Rainha Infantil da Expointer, Alice Silva, 6 anos, fez coro. “Com certeza, essa Expointer será maravilhosa!”

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, e a subsecretária do Parque de Exposições Assis Brasil, Elizabeth Cirne-Lima, estavam atentos aos primeiros visitantes. “A expectativa é positiva. Esperamos cerca de 800 mil pessoas para fazer essa grande Expointer: a 48ª edição. Que renda bons frutos, boas vendas e que todos que estão aqui comercializem os seus produtos de forma a gerar emprego, renda e oportunidades”, projetou o secretário.

A subsecretária ressaltou as melhorias no parque. “O público vai encontrar o parque praticamente renovado. Muitos investimentos em infraestrutura de pisos, de calçamento, renovação da rede de energia elétrica e também da distribuição de água. Além dos espaços de lazer, de cultura, de gastronomia e de turismo. A gente entende que a Expointer é uma grande vitrine. Ambiente importante para a realização de negócios e de aproximação do campo com a cidade”, enfatizou Elizabeth.

SECOM GOV RS

 

Comentários