Uma palestra para manicures e tatuadores da cidade do Rio Grande está marcada para a próxima segunda-feira (28), às 14h, no auditório de Cardiologia da Santa Casa. A médica Jucéli Hendges Sparvoli, da Famed-FURG, será a palestrante do evento organizado pela coordenação do Programa Municipal de IST/HIV/HV, da Secretaria de Município da Saúde (SMS).
Essa atividade faz parte da programação do mês Julho Amarelo e coincide com o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, também celebrado nesta data. No mesmo local da palestra, haverá vacinação contra a Hepatite B aos participantes.
Julho Amarelo é o mês de conscientização sobre as hepatites virais e tem o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dessas doenças. No município do Rio Grande, os números mostram que, em 2024, foram diagnosticadas 153 pessoas com hepatites virais. Este ano, até a semana passada, foram registrados 93 casos. Somente em relação à hepatite C, Rio Grande registrou, em 2024, 129 casos e, em 2025, são 77 casos até o momento.
Largo Dr. Pio
Para o dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h, haverá uma ação de conscientização no Largo Dr. Pio, no Centro da cidade, com testagem, vacinação, orientações de saúde e apresentações artísticas, incluindo música ao vivo. Além da programação acima, desde segunda-feira (21) e até sexta-feira (25), profissionais de saúde dos Hospitais HU-FURG/EBSERH, Santa Casa e Monporto são vacinados contra hepatites.
Todas as ações previstas para o Julho Amarelo são apoiadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento a Infecção pelo HIV, VDRL, órgão criado pelo decreto 21.662 de 6 de maio, assinado pela prefeita Darlene Pereira.
ASSESSORIA -- PMRG