Desde o começo de abril, quando iniciou a vacinação contra a gripe Influenza no município do Rio Grande, e até sexta-feira passada, a Secretaria de Município da Saúde (SMS) imunizou mais de 30 mil pessoas, o que representa 36,06% da meta municipal da população alvo a ser imunizada. O maior percentual de imunização é de idosos, com 42,06%. A cobertura vacinal em crianças soma 17,75% e nas gestantes 25,17%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (26) pela Vigilância em Saúde (VS).
Embora a Secretaria da Saúde do Rio Grande (SMS) fortaleça a campanha contra a Influenza, por meio da VS e de suas unidades básicas, e em pouco mais de um mês e meio tenham sido vacinadas 30.295 pessoas, a superintendente da Vigilância em Saúde, Michele Meneses afirma que os números ainda são baixos. “Nossa meta sempre é 100% em qualquer categoria. Já o Ministério (da Saúde) preconiza 90% nos grupos de risco”, diz.
A cobertura sendo baixa nos grupos de risco, como idosos e outros, “é algo que nos preocupa, porque influencia na lotação das UPAs, leitos hospitalares e na síndrome respiratória aguda grave, por exemplo”, explica a superintendente. De acordo com ela, o vírus que mais circula é o tipo A da Influenza, e é justamente esse um dos vírus que a vacina aplicada na população rio-grandina está prevenindo. A vacina contra a Influenza em uso no Município ataca os tipos de vírus H1N1 e o H2N3 e um vírus tipo B.
“É superimportante a população se prevenir com a vacina para, no caso de contrair a gripe, não ter complicações, reduzir o risco de internações e mais prejuízos à sua saúde, sobretudo nos grupos de alto risco como idosos e crianças”, reforça Michele.
A vacina da gripe tem risco baixo de reação, ou seja, é pouco comum e, quando ocorre, são sintomas leves e que desaparecem de forma rápida. Pode haver dor no local da aplicação, febre baixa, dor muscular e, em alguns casos, mal-estar. Todos esses sintomas desaparecem, normalmente, após 48 horas da aplicação.
Onde vacinar
Para receber a dose da vacina contra a gripe Influenza, a pessoa pode procurar o imunizante em qualquer unidade de Saúde. Todas estão abastecidas e as pessoas podem se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. No Centro Municipal de Vigilância em Saúde (Posto IV, no Canalete) o atendimento é das 8h às 16h (sem fechar ao meio-dia).
ASSESSORIA PMRG