Abril Azul: Blitz educativa leva informações à comunidade
Publicado em 20/04/2025 18:34 • Atualizado 20/04/2025 18:38
Variadas

Em alusão ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Coletivo Autistas Crescem promoveu uma blitz educativa em parceria com a Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança - SMMAS, na quarta-feira (16). 

Com a presença dos agentes de trânsito da SMMAS e das mães atípicas do Coletivo Autistas Crescem, a blitz teve como objetivo informar a população sobre o autismo, além de reforçar a importância da inclusão social e do respeito.

Nos semáforos e nas paradas de ônibus no entorno da Praça Tamandaré foram distribuídos panfletos informativos com orientações sobre o TEA, explicando que o autismo é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a forma como a pessoa se comunica, interage socialmente e percebe o mundo. 

A blitz também informou sobre os cordões de identificação. O cordão de girassol, por exemplo, serve para identificar pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não são imediatamente perceptíveis, enquanto que o cordão do autismo - geralmente colorido e estampado com peças de quebra-cabeça - é utilizado por pessoas autistas para sinalizar que podem necessitar de compreensão, suporte ou adaptações em determinados ambientes.

O Abril Azul também conta com o apoio da Secretaria de Município de Relações Institucionais e Comunitárias, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Secretaria da Saúde, da Coordenadoria Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades - COMDAH, do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades – COMDES e das instituições parceiras Amar RG - Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande, Mães Atípicas Empreendedoras Sociais, Associação Filantrópica para Famílias Atípicas Dom de Deus e SEST SENAT.

O calendário segue com outras atividades programadas ao longo do mês, reforçando a mensagem de que autistas crescem, aprendem, se desenvolvem e têm direito de ocupar todos os espaços da sociedade com dignidade, respeito e apoio.

 

ASSESSORIA -- PMRG

Comentários