Em alusão ao Abril Verde, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), preparou uma programação especial voltada à promoção da saúde e segurança no trabalho e do paciente. A campanha visa conscientizar a comunidade hospitalar sobre a importância de ambientes mais seguros e saudáveis, tanto para os profissionais quanto para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa é coordenada por uma comissão composta pelas áreas: Gestão Ambiental e Gerenciamento de Resíduos, Gestão da Qualidade, Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost), Unidade de Vigilância em Saúde (UVS) e Unidade Multiprofissional (Umulti).
Estações educativas interativas
Nos dias 23 a 25 de abril, o corredor dos relógios de ponto será transformado em um espaço interativo com oito estações educativas, que funcionarão das 7h às 9h, das 12h30 às 14h30, e 18h30 às 20h. Os temas abordados nas estações serão: Biossegurança; Descarte de Resíduos; Ergonomia e Ginástica Laboral; Fluxo de Acidentes; Lavagem das Mãos e Adorno Zero; Qualidade e Segurança na Assistência; Qualidade de Vida e os Riscos Psicossociais; e Saúde Auditiva (Prevenção, Diagnóstico e Cuidados).
As estações foram elaboradas para proporcionar aprendizado prático e reflexivo sobre temas relevantes para a rotina hospitalar. A atividade é aberta a servidores, empregados, colaboradores terceirizados, residentes e acadêmicos. Os temas foram selecionados com base nos principais riscos ocupacionais identificados nas atividades desenvolvidas no HU-Furg, abrangendo as áreas administrativa, assistencial e de apoio.
A campanha busca disseminar informações, fortalecer a cultura da segurança, incentivando a adoção de práticas seguras, como o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a promoção de hábitos saudáveis. A equipe organizadora destaca a importância do engajamento dos colaboradores nas atividades, que incluem dinâmicas, discussões e ações práticas. Todos os participantes das estações concorrerão a uma cesta surpresa.
Cultura de saúde e segurança do trabalho
É no trabalho que, muitas vezes, a maior parte do dia é vivida, o que torna fundamental garantir condições adequadas para a segurança e saúde dos trabalhadores, zelando por sua integridade nas dimensões que envolvem o ser humano: a física (cuidados com a saúde do corpo), mental (equilíbrio psicológico, gerenciamento das emoções e do estresse), espiritual (propósito e valores pessoais) e social (relações interpessoais). Dessa forma, a cultura de segurança e saúde do trabalhador deve incluir tanto a promoção do bem-estar, como o combate aos acidentes, às doenças ocupacionais e às violências, assegurando ambientes mais saudáveis e produtivos.
Quando um acidente de trabalho ocorre, a prioridade é a assistência imediata ao trabalhador, com acompanhamento contínuo durante sua recuperação. O acidente deve ser comunicado às unidades de segurança da empresa e investigado para identificar causas e prevenir futuras ocorrências. É fundamental a prática de monitoramento de outros riscos no ambiente de trabalho, como os biológicos (contato com micro-organismos), físicos (condições que podem afetar a condição física do trabalhador, como radiação, ruídos e temperaturas extremas), químicos (exposição a substâncias) e ergonômicos (esforço físico e repetitivo, causando desconforto e lesões). Para preveni-los, também deve-se usar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como aventais, óculos e luvas.
A segurança no trabalho é uma responsabilidade compartilhada entre a empresa, que deve fornecer uma estrutura e equipamentos adequados, além de acompanhar continuamente as condições de riscos dos trabalhadores e realizar os exames ocupacionais de forma periódica; e os empregados, no cumprimento das normas de segurança.
Combate ao assédio e à discriminação
A Ebserh possui uma Política de Prevenção e Enfrentamento a Todas as Formas de Assédio e de Discriminação em sua Rede de Hospitais, orientando a conduta de acolhimento dos casos e a investigação. Recentemente, em 7 de março, a Empresa lançou um Guia com todas as informações necessárias para identificar as formas de assédios moral e sexual, e as atitudes discriminatórias, indicando os meios de denúncia, que podem ser as Ouvidorias ou a Plataforma Fala.BR. Veja o Guia completo aqui.
ASSESSORIA EBSERH