Pelo sétimo ano consecutivo, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aplicou, em 28 de março, o primeiro ciclo do Palivizumabe de 2025. O objetivo é proteger as crianças com maior risco para desenvolverem doenças graves causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O vírus causa sintomas semelhantes aos de um resfriado comum, mas que pode levar a complicações respiratórias graves em bebês prematuros ou com problemas cardíacos, ou pulmonares. O imunizante é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Amanda Ferreira Silva, de Santa Vitória do Palmar, compartilhou sua experiência com a imunização da filha. “A Cristal nasceu com 25 semanas de gestação e ficou internada na UTI Neonatal e, desde a UTI, já faz o uso do Palivizumabe para protegê-la da bronquiolite/pneumonia”, relatou. A ausência de internações neste ano representa uma vitória para a família, considerando o histórico de três a quatro hospitalizações anteriores devido a problemas pulmonares. “Quando ela saiu do Hospital, havia feito somente uma dose do imunizante e ficava doente. Conforme foi recebendo as dosagens, cada vez menos ela precisou recorrer ao Hospital. Esse ano, ela não precisou internar nenhuma vez”, detalhou Amanda.
Para a pediatra Marilice Magroski, que lidera a equipe multidisciplinar do HU-Furg na aplicação do imunizante, ressaltou: “A prevenção por meio do imunizante é importante para reduzir a hospitalização e a mortalidade em crianças vulneráveis, oferecendo uma proteção eficaz durante os períodos críticos de maior circulação do vírus. O Palivizumabe é importante para proteger as crianças contra o VSR, que pode causar complicações graves, inclusive com maior risco de óbito”. A equipe é composta por médicos pediatras e médicos residentes de Pediatria e Neonatologia, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, bem como recepcionistas da UTI Neonatal e do Ambulatório Central.
O HU-Furg é referência para os municípios de Rio Grande, São José do Norte, Chuí e Santa Vitória do Palmar e, neste ciclo, realizou a imunização de 15 crianças, sendo que sete recebem o imunizante pela primeira vez. A maioria das crianças foi atendida no Ambulatório Central, já outros pequenos pacientes receberam a imunização na UTI Neonatal do Hospital, por ainda estarem internados.
Entenda a imunização
O Palivizumabe é um anticorpo, uma defesa pronta que protege a criança por 30 dias contra o VSR, um dos principais agentes causadores de infecções respiratórias em crianças menores de dois anos. Durante o pico de circulação do vírus, de março a agosto no Rio Grande do Sul, o VSR é responsável por até 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias. Nesse período, outros pacientes elegíveis poderão ser incluídos no programa, que disponibiliza até cinco doses por criança ao ano – conforme Nota Técnica Conjunta N.° 01/2025 – DAPPS/SES e DEAF/SES-RS.
O HU-Furg segue os critérios estabelecidos nos protocolos federal e estadual para a aplicação do Palivizumabe. São elegíveis para receber o imunizante crianças prematuras com idade gestacional de até 28 semanas e idade inferior a um ano. Além disso, também recebem a aplicação, as crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade ou cardiopatia congênita com impacto hemodinâmico, até completarem dois anos.
ASSESSORIA EBSERH FURG