Logo após iniciar as atividades neste ano de 2025, a nova gestão da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade providenciou a recuperação do Parque Urbano do Bolaxa (PUB), incluindo a guarita que serve como ponto de referência no Parque, que necessitava de reforma. Além disso, o PUB foi alvo de uma extensa atuação para retirada de resíduos de diferentes pontos, correto manejo da vegetação, colocação de coletores de lixo, além de fiscalização de práticas ilegais de pesca e também sobre a presença de animais domésticos soltos na área protegida, o que acaba ameaçando e/ou afugentando a fauna silvestre.
O trabalho foi articulado com as secretarias de Cassino, Zeladoria e Guarda Municipal visando fomentar a segurança, o ecoturismo e a cultura, definindo estratégias também para a manutenção e vigilância do parque daqui para frente.
Com aproximadamente oito hectares, o PUB é um espaço protegido que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Verde. No espaço é possível encontrar uma relevante biodiversidade, distribuída entre espécies vegetais como corticeiras, figueiras, orquídeas, bromélias, além de espécies da fauna como jacaré-de-papo-amarelo, lontras, aves, preás, capivaras, entre outras.
A SMMA entende ser fundamental garantir a integridade ambiental do Parque e pretende organizar equipe e equipamentos para ações rotineiras, visando mantê-lo em condições de uso para a comunidade. Ainda, objetiva garantir sua função ecológica de abrigo da fauna e flora, como um importante espaço natural para o combate aos impactos das mudanças climáticas.
ASSESSORIA -- PMRG