Prefeito recebe representantes da Corsan/Aegea na Prefeitura para uma reunião de prestação de contas da Companhia
Publicado em 19/12/2024 06:39
Variadas

O prefeito Fábio Branco recebeu na manhã desta quarta-feira (18), no Paço Municipal, o gerente institucional regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea), Mário Silva, e o gerente operacional da microrregião Rio Grande, Rodrigo Pontes. Os representantes da instituição solicitaram o encontro ao Executivo Municipal para realizar uma prestação de contas das ações e investimentos no município referentes ao ano de 2024, além das melhorias em curso projetas para a cidade.

O chefe do poder executivo evidenciou a importância da reunião, ressaltando o novo contrato firmado entre a Prefeitura e a Companhia, e que traz responsabilidades significativas, especialmente no que diz respeito ao cumprimento do novo marco regulatório do Saneamento Básico aprovado em 2020. O marco estabeleceu para todos os municípios brasileiros a meta de alcançar 99% da população com serviços de água potável e ao menos 90% dos habitantes com coleta e tratamento de esgoto até 2033.

O prefeito enfatizou a necessidade de garantir a continuidade dos recursos necessários para que as obrigações estabelecidas pelo marco regulatório sejam cumpridas, especialmente em relação ao sistema de esgoto. “É fundamental que as instituições continuem a trabalhar juntas para assegurar que esses recursos sejam direcionados corretamente, garantindo assim o cumprimento das metas estabelecidas e a melhoria contínua da qualidade de vida dos nossos cidadãos”, afirmou Fábio Branco.


Durante a apresentação pela Companhia, foram discutidos os resultados alcançados até o momento, tais como a substituição do material interno dos quatro decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rio Grande e adequações de segurança também dentro da Estação, assim como a ampliação do sistema de esgotamento sanitário do Parque São Pedro. Essa ampliação inclui a implantação do sistema da bacia sanitária SP2 do respectivo bairro e contempla a execução da estação elevatória de esgoto SP2 e instalação de 4 mil metros de redes coletoras.


Instalação futura de Pontos de Controle de Qualidade da Água

 

Além desses temas, os representantes também discutiram projeções de investimentos e projetos futuros, como a instalação próxima pela Aegea de um total de seis Pontos de Controle de Qualidade da Água (PCQs) espalhados em lugares estratégicos do território rio-grandino.

Os pontos são terminais inteligentes interligados à rede de abastecimento de água. Eles possuem uma torneira interna, de onde o técnico da Companhia coleta uma amostra de água e encaminha ao laboratório. Na parte externa do terminal existe um QR Code, que leva aos relatórios de qualidade da água. O QR Code permitirá à população acesso direto aos relatórios emitidos mensalmente.


A Corsan debateu junto à Prefeitura sugestões dos melhores locais onde esses terminais/totens deverão ser instalados para o fácil acesso e consulta da população.

ASSESSORIA -- PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!