Na manhã desta última quinta-feira, 22, o vice-reitor, Renato Duro Dias, recebeu na sala de reuniões do prédio da Reitoria, o chefe de Gabinete da Secretaria Extraordinária para a Reconstrução do Rio Grande do Sul, João Ferrer. Na ocasião, também estiveram presentes diversos pesquisadores da FURG ligados ao Comitê de Avaliação e Prognóstico de Eventos Extremos, que atuaram intensamente durante as enchentes de abril e maio; além de dois pesquisadores da secretaria, que apresentaram na oportunidade um projeto de cooperação envolvendo o fomento à pesquisa sobre o tema.
Denominado "Rio Grande Resiliente", o projeto consiste em uma ideia de colaboração entre Governo Federal, instituições e universidades públicas federais do Estado para formulação e publicação de um conjunto de estudos e pesquisas que possam contribuir para prevenção e enfrentamento aos eventos climáticos extremos, bem como, para promoção do desenvolvimento social, econômico e ambiental do Rio Grande do Sul e do Brasil.
De acordo com o diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação (Propesp), Leandro Bugoni, a reunião foi muito proveitosa, pois demonstra a posição de vanguarda que a FURG ocupa, não só no que toca a atuação do Comitê no enfrentamento do recente Evento Extremo, mas também sua capacidade de diálogo entre os agentes do território. “A reunião foi excelente, uma vez que pode demonstrar o protagonismo da Universidade, especialmente àquele sobre a região que estamos inseridos; o conhecimento acerca do arranjo produtivo local, das necessidades da comunidade, pescadores, agricultura familiar e assim por diante. Da mesma forma, foi possível também demonstrar o papel da tecnologia na busca da mitigação e adaptação às mudanças Climáticas”, explica e completa o professor: “a FURG está muito bem posicionada neste campo, e por isso a secretaria nos procurou. Colocamos a instituição à disposição para direcionar ações fundamentais em futuros eventos que certamente irão acontecer, e também, na busca por alternativas para resguardar o patrimônio e a vida”.
Da FURG, além do professor Bugoni, participaram da reunião a professora do Instituto de Oceanografia, Elisa Helena Leão; os professores do Centro de Ciências Computacionais, Glauber Acunha Gonçalves e Nelson Duarte; o professor do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Gibran da Silva Teixeira; e a professora do Instituto de Letras e Artes, Viviane Kwecko. Da Secretaria Extraordinária também estiveram presentes os pesquisadores coordenadores do projeto, Marcelo Danéris e Pedro Romero Marques.
Para o vice-reitor, a reunião representou um significativo reconhecimento à expertise da FURG e trata-se de uma importante articulação entre as universidades federais e o poder público em prol de políticas públicas para a sociedade. “Tal aproximação com a Secretaria Extraordinária demonstra o reconhecimento aos nossos pesquisadores e às nossas pesquisadoras, no sentido de contribuir com propostas para abordar de forma multidisciplinar e abrangente os desafios relacionados aos eventos climáticos extremos”, concluiu Renato.
ASSESSORIA -- PMRG