DENGUE - Equipes da Prefeitura realizam segunda etapa do mutirão no bairro Cidade Nova
14/03/2024 19:31 em Variadas

Com a proposta de intensificar o combate ao mosquito transmissor da Dengue e possíveis focos no município do Rio Grande, agentes de combate a endemias (ACEs) e equipes de várias secretarias da administração municipal retornam ao bairro Cidade Nova, nesta sexta-feira (15), onde vão realizar atividades em regime de mutirão. As equipes se concentrarão entre as avenidas Portugal e Buarque de Macedo, e Major Carlos Pinto (Canalete) com a Domingos de Almeida. O encontro das equipes para início dos trabalhos será no final do Canalete, próximo ao campo do Barroso, mesmo local da primeira etapa do mutirão.

Além de visitas às residências em busca de focos do mosquito, uma das principais ações será o recolhimento dos materiais inservíveis que possam servir de criadouros, como por exemplo, pneus, baldes, latas, garrafas pets e outras embalagens que acumulam água. Ainda serão recolhidos resíduos de materiais de obras - vaso sanitário, latas de tintas, pias, monoblocos, lonas pretas, caixas d’água sem uso e tonéis.

A primeira etapa desta atividade no bairro Cidade Nova ocorreu na quarta-feira (13), quando os ACEs visitaram residências e levaram orientações aos moradores sobre como se prevenir contra a Dengue, ou seja, evitar a água parada, pois isso facilita a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, inseto que transmite tanto a Dengue como a Zika e a Chikungunya. Cinco caminhões da Secretaria da Zeladoria da Cidade (SMZC) estiveram no local e saíram lotados de materiais inservíveis.

A campanha contra a Dengue no município foi desencadeada na segunda-feira, após uma coletiva do prefeito Fábio Branco e da secretária da Saúde, Zelionara Branca e dirigentes da Vigilância Epidemiológica e Ambiental do município. No ato, foram apresentadas diversas ações que serão desenvolvidas nos próximos dois meses, período em que deve se acentuar as chuvas e, por consequência, mais focos do mosquito.

Uma das observações apontadas pelos agentes de combates a endemias durante o mutirão no bairro Cidade Nova foi o número de casas fechadas ou abandonadas. Nestes locais, eles não têm acesso para verificar se há ou não focos do mosquito, água parada ou acúmulo de lixo. Por isso, a Defesa Civil atua utilizando drones que fotografam o interior (pátios) destes endereços. Como não há acesso ao imóvel fechado ou abandonado, é feita uma busca pelo proprietário e, quando encontrado, apresentada uma notificação.

A agente Sabrina Silva esteve no bairro e disse que a receptividade por parte dos moradores é muito boa. De acordo com ela, mais de 70% dos focos verificados são encontrados nas residências.

Na próxima semana, o mutirão irá para o bairro da Barra, dias 20 e 22 (quarta e sexta-feira, respectivamente). Em todas as ações estarão envolvidas as secretarias da Zeladoria, Meio Ambiente, Educação, Cassino, Segurança, a Guarda Municipal e a Defesa Civil. Integrantes da Marinha e do Exército que atuam no município, também, se somarão às atividades nas próximas etapas. Esta ação foi desencadeada pelo Executivo, inclusive com uma campanha na mídia local e nas redes sociais, denominada “Não deixe a Dengue se criar”.

DISQUE DENGUE

Para auxiliar a população que deseja fazer alguma denúncia sobre possível foco do mosquito Aedes Aegypti, a Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde colocou à disposição o número de telefone que atende somente por WhatsApp (53) 32374206.

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!