Reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) debate temas para a segurança em Rio Grande
06/03/2024 12:31 em Variadas

Pensando em fortalecer e aprimorar ainda mais a segurança do Rio Grande, na manhã desta terça-feira (05), foram debatidas questões fundamentais para a comunidade rio-grandina, durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). O encontro, parte de uma série de reuniões mensais, tem como propósito central fomentar o intercâmbio de informações e elaborar estratégias integradas visando aprimorar a segurança do município. 

Na reunião, os representantes dos órgãos presentes não apenas discutiram as ações já realizadas, mas também as apresentaram, com um enfoque no bem-estar do cidadão rio-grandino. Além disso, também foram planejadas projeções futuras, vislumbrando novas medidas a serem implementadas pelas respectivas entidades responsáveis. 

O secretário da SMMAS, Anderson Castro, comenta sobre a importância da reunião para a comunidade rio-grandina. "Durante a reunião do GGI, realizada mensalmente e que envolve todos os órgãos de segurança, representantes da comunidade e entidades civis, foi feito um balanço das ações realizadas durante o verão. Destacou-se a redução dos índices de crimes violentos e letais no município do Rio Grande, resultado do trabalho conjunto entre a prefeitura, órgãos estaduais e federais. O encontro reflete um dia positivo de trabalho, trazendo consigo novos desafios para o ano de 2024”, diz Castro.  

No primeiro momento, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), fizeram uma fala inicial antes da reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), trazendo informações sobre o Festival do Mar (Festimar), que acontecerá de 21 à 31 de março, tem como principais objetivos, valorizar a gastronomia local, fomentar o comércio, alavancar o turismo, promover a arte e a cultura. O momento teve por objetivo planejar ações de segurança para o evento aberto ao público. 

 

Virada da Paz  

Na oportunidade, foram expostos dados comparativos dos primeiros meses de 2024, contrastando com o mesmo período de 2023, tanto pela Brigada Militar quanto pela Instituição Cidade Segura. Esses dados forneceram uma perspectiva sobre os progressos realizados e os desafios ainda enfrentados no âmbito da segurança pública em Rio Grande. 

Todas as ações projetadas e executadas em Rio Grande giram em torno de melhorar a segurança do município, sendo o principal objetivo do programa “Virada da Paz”, lançado em maio deste ano. A ação busca a implantação de um modelo de segurança pública mais proativa, interdisciplinar e que oportunize o trabalho de forma integrada.   

“Os indicadores mostram um grande sucesso que as forças de segurança vêm tendo em Rio Grande em reduzir os indicadores graças ao trabalho integrado e às iniciativas inovadoras implementadas. É a cidade do Rio Grande do Sul que mais caiu os índices no ano passado, graças a esse grande trabalho que está sendo feito de uma verdadeira Virada da Paz” destaca Alberto Kopittke, do Instituto Cidade Segura. 

De acordo com informações divulgadas pela Brigada Militar, após uma análise dos indicadores criminais do município do Rio Grande e da produtividade registrada nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, os resultados são significativos. Durante esse período, foram retiradas das ruas da cidade um total de 21 armas de fogo. Destaca-se ainda uma redução expressiva de 42% nos casos de roubo ao pedestre em relação ao ano anterior, além de uma diminuição de 50% nos registros de roubo de veículos e residências. 

Além disso, os dados revelam que também houve a apreensão de 26,4 kg de entorpecentes, juntamente com as armas confiscadas. Estima-se que o impacto financeiro para as facções criminosas envolvidas possa alcançar a número de aproximadamente R$ 294.260,00, considerando as perdas resultantes das apreensões de armas e drogas.

ASSESSORIA -- PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!