Números da Dengue têm novo acréscimo em Rio Grande e Saúde reforça visitas às residências
05/03/2024 12:55 em Variadas

Divulgado semanalmente, o boletim epidemiológico sobre a Dengue no município do Rio Grande apresentou um acréscimo em relação aos dados apresentados na semana passada. De acordo com a Vigilância Ambiental, órgão da Secretaria da Saúde, o número de notificações subiu de 86 para 134. Os casos confirmados de Dengue passaram de 4 (importados) para 7 e os  confirmados autóctones (contaminação dentro do próprio município) subiram de 6 para 8. 

Já o número de casos notificados de Dengue que aguardam confirmação também tiveram elevação, passando de 23 para 76. Outros dados no boletim são sobre a Chikungunya. Eram 4 casos aguardando resultados laboratoriais na semana passada. Um caso foi confirmado como autóctone. 

Dia D

No sábado (2), 26 agentes de combate a endemias (ACE) avaliaram como ótima a receptividade durante a atuação no Dia D de Mobilização contra a Dengue, atividade programada pelo Ministério da Saúde em todo o país. Em Rio Grande, os agentes visitaram 770 imóveis nas localidades da Junção e no Prado em busca de focos do mosquito, dentro da atividade Pesquisa Vetorial Especial, em decorrência de notificações de casos suspeitos de Dengue.

A coordenadora da Vigilância Ambiental reforça que “só com a colaboração de todos vamos diminuir o risco da Dengue em nosso município”. A secretária da Saúde, Zelionara Branco acrescenta que a melhor maneira de combater o mosquito da Dengue é com prevenção. Por isso, é importante que a população continue recebendo em suas residências os agentes de combate a endemias. “Todos estão identificados com uniforme e crachás da Vigilância.” 

Nas visitas às residências, os agentes levam orientações de rotina sobre a prevenção para evitar a proliferação do Aedes aegypti (mosquito transmissor da doença); entregam materiais informativos contendo uma lista de cuidados que devem ser adotados por cada morador, a fim de evitar qualquer criadouro que possa servir para a disseminação do mosquito na cidade; e vistoriam os locais que podem servir de criadouros para o mosquito.

A Vigilância Ambiental está à disposição da população para receber denúncias sobre a Dengue pelo telefone (53) 3233-7289 (também é WhatsApp) e pelo e-mail vigiambsaude@riogrande.rs.gov.br.

ASSESSORIA -- PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!