Patrulha Agrícola Municipal participou de curso da Unesp que orienta sobre aplicação de herbicidas
01/03/2024 06:51 em Variadas

A Patrulha Agrícola da Secretaria de Município da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC) participou no início desta semana do “Treinamento de boas práticas em tecnologia de aplicação de herbicidas e segurança ao trabalhador”, promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF) da Unesp. O curso foi ministrado pelos professores Vitor Romani e Rodolfo Chechetto e faz parte das medidas da administração municipal para a qualificação dos seus servidores.

 

O treinamento foi realizado na zona rural do município e concentrou a equipe da Patrulha Agrícola para uma capacitação que envolveu dois dias de teoria e prática na localidade da Granja 4 Irmãos. Entre os conteúdos abordados estiveram: a responsabilidade e o desempenho operacional nas aplicações, pontas de pulverização, observação das condições meteorológicas para as aplicações, riscos e danos causados pela deriva (o desvio da trajetória da gota do produto durante a sua aplicação) e técnicas para sua redução, além do uso correto de EPIs na agricultura.

 

Além do conteúdo programático mencionado, a engenheira agrônoma da SMPAC, Michele Santiago, que participou do curso, narrou que a Patrulha também teve uma aula prática de aplicação e pulverização utilizando drones. “A aplicação com o uso de drones trata-se de uma tecnologia inovadora que pode ser utilizada para aplicação onde pulverizadores grandes, como os nossos, que são de arraste por trator, não alcançam. A tecnologia é útil para locais menores, mais específicos ou no cuidado que se precisa ter quando da aplicação nas proximidades de áreas de proteção ambiental” explica a servidora sobre os benefícios da aplicação utilizando drones.

 

A Patrulha Agrícola Municipal é um trabalho essencial da Prefeitura do Rio Grande que é prestado, principalmente, aos pequenos produtores rurais. Ela oferece serviços como retroescavadeiras para abertura de açudes, aguadas de valas para o setor da pesca, além dos equipamentos específicos para agricultura como tratores, arado, grade, pulverizador, plantadeira e colheitadeira.

 

A Patrulha opera cobrando como contrapartida dos agricultores apenas a taxa do diesel usado, taxa essa que posteriormente é convertida para o fundo do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Agropecuária, Pesca, Micro e Pequena Empresa (COMAPERG), reinvestido, por seu turno, em outras áreas da agricultura.

 

O WhatsApp da Patrulha Agrícola para a solicitação de pedidos pelos agricultores rurais é o (53) 99120-3318.

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!