Estudante da FURG com autismo conclui curso com nota máxima no TCC
26/01/2024 06:51 em Variadas

Um jovem de poucas palavras e muitas ideias, Ranon Tales da Luz, 23, encontrou na Biblioteconomia a possibilidade de um futuro profissional. No dia 19 de dezembro de 2023, fez a defesa do seu Trabalho de Conclusão de Curso orientado pela professora Angélica Miranda e intitulado “Investigação sobre os metadados do catálogo de autoridades: Repositório institucional da Universidade Federal do Rio Grande - RI – FURG”, desenvolvendo uma forma de analisar os nomes do repositório institucional e sua grafia, trabalho que lhe garantiu a nota máxima no TCC.

Ranon ingressou na FURG durante a pandemia de Covid-19 e as aulas eram realizadas remotamente. Apesar de existirem adversidades devido ao contexto da época, Ranon sempre foi um aluno comprometido, e com a ajuda dos monitores do Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas (Paene), conseguiu compreender e aprender os conteúdos abordados nas aulas.

 

No retorno às aulas presenciais, a dedicação e o esforço não foram diferentes. De acordo com a professora e orientadora Angélica Miranda, Ranon sempre se mostrou um estudante esforçado, dedicado e inteligente. “Foi meu bolsista voluntário e remunerado”, afirma.

 A escolha pelo curso de Biblioteconomia não veio do nada. De acordo com a mãe de Ranon, Therezinha da Luz, o filho sempre teve interesse por livros, desde criança gostava de ler, pedia a ela livros infantis e adorava bibliotecas. Mas foi através de um teste vocacional realizado por uma psicóloga que a certeza veio: Biblioteconomia era o curso certo para Ranon. “Foi no segundo do Ensino Médio que ele disse que era o curso que ia fazer, e se não passasse no Enem não ia fazer outro curso”, revela Therezinha.

Os frutos dessa escolha se mostram nos resultados obtidos depois de quatro anos de muito estudo e dedicação. Para Ranon, a defesa do TCC é algo muito grandioso, pois representa um passo importante na sua vida acadêmica. “Ser aprovado é mais um passo para o meu futuro como bibliotecário”, comenta.

Para a família, o que fica é o sentimento de orgulho pelo desempenho de Ranon na apresentação e durante toda a sua trajetória acadêmica: “Quando vi que ele estava se expressando bem não contive minhas lágrimas, mas pensei: o mérito é dele”, conta sua mãe. Para ela, testemunhar o filho defendendo o TCC foi o dia mais feliz de sua vida.

 Atualmente, Ranon está estudando inglês, pois, daqui para frente, sua meta é fazer o Mestrado de Administração na FURG para, então, ingressar no mercado de trabalho.

ASSESSORIA -- FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!